Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

7 semanas de gravidez

7 semanas de gravidez
Comunidade Materna
jun. 9 - 3 min de leitura
000

5 semanas após a concepção

Bebê  (Embrião)

Com 7 semanas o bebê (embrião) está cada dia mais parecido com um humano. Já podem ser observadas as regiões da coxa, perna e pés nos brotos dos membros inferiores. Apesar dos órgãos do bebê já começarem a se formar, ainda é muito cedo para que alguma função seja desempenhada. 

O cérebro já está em desenvolvimento, assim como as narinas, lente dos olhos, intestino, pâncreas e brônquios.  O embrião apresenta batimentos cardíacos. Já é possível notar feições humanas, pois seu rosto já está em desenvolvimento, se tornando mais definido. Também inicia o desenvolvimento de músculos e cartilagens.

O ureter, que é o tubo que conduz a urina dos rins para bexiga está se alongando e começa a formação das gônadas (testículos ou ovários). Ao final desta semana o embrião já apresenta o tubérculo genital que dará origem aos órgãos genitais externos.

Hormônio Beta HCG a todo vapor

O hormônio beta HCG (produzido pela futura placenta que está em formação) é o grande responsável pelo mal-estar das grávidas, as náuseas e enjoos podem aumentar nesta fase. Procure fazer uma alimentação a cada três horas, não ficando com o estômago cheio demais e nem vazio. Uma boa solução para aliviar os enjoos nessa fase é o gengibre, pode ser em forma de chá, cápsula ou pedaços. Suco de limão também é uma boa dica.

Evite alimentos gordurosos e beba sempre muita água. Outro sintoma muito comum é o sono. Parece ser um sono interminável e uma irritabilidade que insiste em aparecer do nada.

A região em torno dos mamilos fica mais escura por causa da produção de leite. Sua gengiva fica mais sensível, não descuide da escovação. Dê preferência à escova com cerdas mais macias. As unhas podem ficar com pequenas manchas ou sardas devido ao aumento de hormônio.

É nessa semana que os sintomas se intensificam, pois o nível de quantidade de HCG, produzida pela placenta, está elevado.

Nessa fase o bebê já pode ser visto pelo ultrassom. Ele pula, se movimenta, nada como um peixinho...  É  muito emocionante poder ver seu bebezinho, um sinal de que o verdadeiro milagre da vida está acontecendo. Mas essa sensação maravilhosa de senti-lo mexer, a mamãe só terá mais pra frente, lá pela 16º semana.

Alterações no corpo da mamãe nessa fase

Nessa fase, a barriguinha pode ser levemente percebida. O bebê está crescendo e apesar de algumas mamães sentirem muitos enjoos e ficarem sem vontade de comer, o útero começa a ficar mais inclinado para frente, podendo ser notado. A cintura começa a ficar mais larga e as roupas um pouco mais apertadas.

O lado emocional também muda, podendo ter altos e baixos, fazer drama por qualquer motivo, vontade de chorar facilmente... Mas fique tranquila, tudo isso passa. Essas alterações são hormonais.

Procure ficar tranquila, curtir seu bebê que precisa de muito amor e cuidado. Cuide de você também, repouse, faça exercícios recomendáveis para essa fase da gestação, se alimente de forma correta.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você