5ª semana de gravidez

3 Semanas após a concepção

 

Bebê (Embrião)

Na 5ª semana de gravidez, o embrião desenvolve mais de 1 milhão de novas células por minuto e cada uma delas é responsável por uma função no desenvolvimento dos órgãos, que recebem nesse momento um sinal para se desenvolver, é o momento onde todos os genes ativados devem estar em perfeita sintonia.


O coração do bebê é o primeiro órgão a se desenvolver

As células destinadas a formação das células cardíacas, começam a palpitar drasticamente no momento que o óvulo se implanta no útero materno. Foi por volta das 4 semanas e meia, que essas células formaram a estrutura do coração, e em poucas semanas o embrião terá um coração perfeitamente funcional, pulsando.

Nessa fase o coração é desproporcionalmente grande, mas logo ficará proporcional quando o restante dos órgãos de desenvolverem.

Em seguida, o fígado começa a crescer. Em pouco tempo passa a ocupar mais de 10% do tamanho do embrião.

E assim, todos os órgãos do embrião estão se formando delicadamente, célula por célula. Cada sistema tem sua hora para surgir. Cada órgão começa a se desenvolver no momento certo, garantindo a saúde do bebê. Assim como os batimentos do pequeno coração, o ritmo de desenvolvimento é rápido e contínuo.

O saco vitelino ganha nova função fabricando as células sanguíneas do embrião, não sendo mais necessário para a alimentação. Ele está diretamente ligado a bolsa amniótica.

Com menos de 14 gramas, o bebê já possui um sistema circulatório independente do da sua mãe. A placenta mantém as duas correntes sanguíneas separadas, além de alimentar o embrião com nutrientes extraídos do sangue materno através do cordão umbilical (ligação vital entre mãe e filho).

 

Parabéns mamãe, você está grávida!

Teste de farmácia e exame de sangue 

Nesse período a gravidez pode finalmente ser confirmada!

Os famosos testes de farmácia são tão eficazes quanto ao exame de sangue, dependendo do fabricante podem dar até 99% de certeza, desde que seja feito seguindo exatamente as instruções.

Funciona da seguinte forma, ele constata a presença do Beta HCG na urina, hormônio presente somente durante a gravidez. Quando a urina entra em contato com a fita do teste, os anticorpos presentes na mesma se juntam com o hormônio e provoca uma reação química que libera a cor na segunda linha da fita, ou seja, quando aparece a segunda linha, significa que foi detectado a presença do hormônio, confirmando a gravidez!

Antigamente era recomendado aguardar a primeira urina do dia para a realização do teste. Hoje não é mais necessário e pode ser feito a qualquer hora do dia. Os testes têm custos acessíveis e podem ser encontrados em qualquer farmácia. Geralmente é o primeiro teste a ser feito, quando se desconfia que está grávida, por ser fácil e rápido.

O exame de sangue é 100% eficaz e verifica a dosagem do hormônio beta – HCG, que é produzido pela placenta em formação. Através da dosagem é possível saber o tempo de gravidez.

 

Mamãe 5ª semana de gravidez

No seu corpo, as mudanças já começaram: o útero está em crescimento e começa a pressionar a bexiga. Isso fará com que você precise urinar com maior frequência.

Os seios ficarão doloridos e inchados, o temido enjoo matinal dá as caras e o apetite já começa a aumentar. Sonolência, cansaço e alterações de humor também fazem parte desse período, afinal seu corpo está passando por uma grande transformação e variações hormonais.

Nem sempre é fácil descobrir uma gravidez, muitas vezes é algo inesperado. Mas respire fundo e procure manter a calma, seu bebezinho já pode sentir tudo que você sente. Mesmo as gravidezes quando são planejadas podem causar sentimentos de medo e insegurança, por ser algo totalmente novo.

Lembre-se que você está passando pelo incrível milagre da vida! E dentro de alguns meses você conhecerá o mais puro e verdadeiro amor!

 

 

 

 

Categoria: Por mês | Calendário lunar:, Por trimestre:, Primeiro Trimestre - 1ª a 12ª semana, 2º mês - 4 a 8 semanas
Tags: 5 semanas de gravidez, Beta HCG, Embrião, Exame de sangue, Gravidez, Gravidez Semana a Semana, Primeiro trimestre, Quinta Semana de Gravidez, Teste De Fármácia

voltar para Semana a Semana

left tsN center fsN bsd c15n show fwB b10s|left fwR tsN b10s bsd|left show fwR normalcase tsN bsd b10s|bnull||image-wrap|news login uppercase fwB|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase c05 fwR|tsN fwR normalcase|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||