23ª semana (21 semanas após a concepção)

Você já está completando 23 semanas de gestação, e logo você estará completando os seus 7 meses de gravidez. Um avanço e tanto não é mesmo? Pois é, e daqui em diante as coisas tendem a ser mais rápidas ainda, afinal só faltam pouco mais de 3 meses para o momento mais esperado, o dia do parto.

Enquanto este dia não chega, só resta a você continuar lendo e saber as novidades que podem ocorrer com você e com o seu bebê durante esta semana. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana o seu bebê cresceu mais um pouco, e neste momento ele pode estar medindo 20 cm de comprimento e pesando aproximadamente 460 gramas, o que pode ser comparado a um boneco pequeno.

O corpo do seu bebê está ficando cada vez mais gordinho e a sua pele ainda se encontra enrugada devido à falta de gordura subcutânea. No entanto, você não precisa se preocupar, pois após o nascimento a pele do seu bebê estará normal.

Você também pode começar a perceber que os movimentos do seu bebê estão se tornando cada vez mais constantes, o que é normal nesta fase da gestação. As atividades do seu bebê daqui pra frente tendem a ser mais agitadas. Portanto, não se preocupe caso o seu comece comece a se movimentar todo o momento.

O sistema digestivo, circulatório e respiratório do seu bebê estão quase formados, e logo o seu bebê estará preparado para a vida fora do seu útero.

A audição do seu bebê está bem desenvolvida nesta momento, e agora ele já pode ouvir a sua voz claramente e até mesmo o barulho digestivo e o seu coração batendo.

Dicas: Como a audição do seu bebê está mais apurada, você pode começar a conversar com o seu bebê. Isso mesmo que você leu, conversar. Há pessoas que pensam que conversar com o bebê é loucura, mas mal sabem elas que estão totalmente erradas. Conversar com o bebê ainda na barriga da mãe é a coisa mais natural do mundo, além disso ajuda no fortalecimento do vínculo materno-filial. Isso vale para o seu parceiro também.

Prematuro: Caso o seu bebê nasça durante esta semana ou até a semana 26 da sua gestação, infelizmente haverá a chance dele não sobreviver. Agora, caso ele nasça após a semana 26, a possibilidade dele sobreviver será bem maior, chegando ficar entre 80 a 90 por cento. Vale ressaltar que os fatores que determinam a possibilidade de sobrevivência do bebê são vários.

Alterações no seu corpo

Se durante esta fase da sua gestação você notou uma linha escura no meio da sua barriga, diga olá para ela. Para falar a verdade, esta linha sempre esteve na sua barriga, mas você jamais deve ter notado até o momento não é mesmo? Isso acontece devido ao aumento de hormônios durante a gravidez. No entanto, você não precisa se preocupar com ele, pois após o nascimento do seu bebê ela sumirá.

Outra alteração que pode estar incomodando você durante esta semana são as coceiras na barriga. Essa coceira surge devido ao esticamento da pele, provocando as estrias, que por sua vez resultam na coceira. O que você deve fazer para evitar as coiceiras é utilizar algum creme hidratante específico para prevenção de estrias e que seja aprovado pelo seu médico.

As alterações de humor podem começar a aumentar nesta fase da gestação. No entanto, você não precisa se preocupar, pois elas são normais e logo vão desaparecer no final do terceiro trimestre ou após o nascimento do seu lindo bebê. É importante que o seu parceiro também saiba que essas mudanças de humor podem ocorrer devido a sua gravidez. Assim, você e o seu parceiro podem evitar possíveis desentendimentos.

voltar para Semana a Semana

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||