Ar-condicionado faz mal para a saúde das crianças?

Publicado por em 16/11/2017 às 23h21

Ar-condicionado faz mal para a saúde das crianças?Uma das dúvidas mais frequentes dos pais em relação a saúde dos filhos é referente ao uso de ar-condicionado. Afinal, o aparelho faz ou não mal para os pequenos?

O verão está chegando e as temperaturas já começaram a subir no Brasil todo. Manter o ambiente fresco e agradável para os bebês e crianças é essencial. Afinal, o superaquecimento do corpo pode causar diversos problemas, principalmente para os mais novos.

Mas qual é a maneira ideal de refrescar o dia? O ar-condicionado é muito popular na maioria dos ambientes, mas a maioria das pessoas falam que o aparelho não é muito bom para crianças.

Vamos descobrir se isso é um mito ou não? Além disso, veremos algumas alternativas para controlar o clima para os pequenos.

Ar-condicionado: vilão ou aliado?

Algumas pessoas dizem que o ar-condicionado é terrível para crianças, mas ouvimos também que o aparelho pode ajudar a prevenir crises alérgicas. Com tantas informações conflitantes, é normal que apareçam dúvidas.

A verdade é que o pior problema do ar-condicionado é que ele resseca muito o ar. O aparelho diminui drasticamente a umidade do ambiente. O ar seco pode causar problemas como ferimentos na cavidade nasal, além de desencadear crises de asma, bronquite e rinites.

Por isso, é importantíssimo controlar a umidade do ar. Isso pode ser feito com umidificadores, ou simplesmente deixando toalhas molhadas penduradas pelo ambiente.

É preciso também tomar cuidado com a temperatura do ar. O ideal é que o ar-condicionado seja configurado para 23º no mínimo. Inalar ar muito frio é tão prejudicial quanto o ar seco, em especial para crianças que já apresentam alergias ou outros problemas respiratórios.

Mas o outro lado também tem uma ponta de verdade: o filtro do ar-condicionado pode eliminar até 80% das bactérias e fungos do ar. Isso pode evitar o surgimento de alergias e crises de rinites. Para isso, no entanto, o filtro tem que estar sempre limpo e o aparelho funcionando em perfeitas condições.

Ou seja, se sua casa tem ar-condicionado, ele pode ser usado no verão, contanto que você preste atenção em todos esses detalhes para não prejudicar a saúde respiratória do seu filho:

  • O filtro do aparelho deve estar sempre limpo;
  • Realize a revisão do aparelho pelo menos uma vez ao ano;
  • Reponha a umidade no ar;
  • Nunca deixe a temperatura abaixo dos 23º.

Alternativas para o ar-condicionado

É compreensível que você decida não expor seu filho ao ar-condicionado constante. Afinal, as condições para que o uso do aparelho não cause consequências precisam ser monitoradas com muito cuidado. Mães normalmente não gostam de arriscar quando o assunto é a saúde de seus filhos.

Mas não é por isso que você e seu bebê precisam passar calor esse verão. Existem alternativas para refrescar a casa que não causam tantas preocupações quanto o ar-condicionado. Confira:

Ventilador ou circulador de ar

Desde que o vento não esteja direcionado para a criança e que o ambiente esteja sempre limpo, o ventilador é uma ótima opção.

Em geral, procure deixar o aparelho pelo menos a dois metros do pequeno e voltado para o teto ou para a parede. Assim o ar pode circular melhor pelo ambiente sem colocar a saúde do bebê em risco.

Os circuladores de ar são uma escolha ainda melhor, já que não possuem um jato de ar direto como o ventilador.

Climatizador de ar

Diferente do ar-condicionado, essa opção utiliza gelo ou água para controlar o clima do ambiente. Isso significa que a refrigeração é mais leve e que o aparelho não resseca o ar.

Essa é provavelmente a melhor opção para as crianças, já que é menos agressivo que o ar-condicionado e mais eficiente que o ventilador.

Umidificadores

Caso você escolha utilizar o ar-condicionado, é importante devolver a umidade ao ambiente. O umidificador pode ser uma opção tanto para essas situações quanto para dias em que o tempo está naturalmente seco demais.

No entanto, é importante ressaltar que o umidificador não deve ficar ligado por períodos muito longos de tempo. A umidade excessiva no ar pode acelerar a proliferação de fungos e bactérias.

Agora que os mitos sobre ar-condicionado já estão esclarecidos, você pode aproveitar o verão com os seus pequenos com maior tranquilidade!

Tags: Ar Condicionado, Saúde do Bebê, Saúde Infantil

Enviar comentário

voltar para Saúde

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||