Saúde bucal na gravidez

Publicado por em 06/01/2014 às 13h22

É muito importante que a saúde bucal da gestante esteja em dia, o ideal é que antes de engravidar a mulher visite o dentista para verificar se existe a necessidade de qualquer tratamento, mas se a mulher já engravidou não tem problema basta agendar uma consulta que visa prevenir e tratar problemas bucais garantindo assim uma boa gestação.

 Com a gravidez as produções de alguns hormônios aumentam o que pode facilitar as inflamações na gengiva conhecida por gengivite gravídica, isto acontece principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes que causa irritação nas gengivas, como vermelhidão e sangramento. A inflamação que ocorre na gengiva estimula a liberação de substâncias que induzem ao parto prematuro e em outros casos sua liberação na corrente sanguínea podem levar ao nascimento de um bebê de baixo peso.

Cuidados com Saúde Bucal

Devido à mudança na alimentação da gestante que acaba comendo mais vezes durante o dia e por conta dos enjoos, pode haver uma dificuldade de higienizar a região bucal de maneira adequada e com isso facilitar a formação de cáries. No entanto fique atenta na sua alimentação e procure consumir menos doces e evitar alimentos que contenham muito açúcar, redobre sua atenção para a higienização bucal, não esqueça que além de uma boa escovação é necessário fazer uso do fio dental (o fio vai aonde a escova não entra e promove uma limpeza maior) e bochecho com solução fluoretada.

Saúde bucal na gravidezNão existe tratamento odontológico específico para gestante, o atendimento a grávida é muito semelhante ao realizado em qualquer outro paciente, mas é fundamental informar ao dentista o seu estado atual, caso a barriguinha ainda não esteja evidente, para que ele possa tomar as devidas precauções. E pode ficar tranquila, porque existem anestesias especiais e totalmente seguras para as futuras mamães, e no caso de ser necessário tirar uma radiografia, saiba que não há problema algum, desde que a gestante use um avental de chumbo sobre a barriga.

Algumas gestantes acreditam que os dentes ficam mais fracos porque o cálcio deles é usado na formação óssea do bebê, isto não é verdade, para garantir um bom desenvolvimento ao bebê é necessário ter uma alimentação rica em verduras, legumes, frutas, carnes magras e peixes. Desta maneira você estará garantindo todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento do seu bebê e para sua saúde.

Muitas vezes ir a uma consulta no primeiro trimestre de gravidez pode ser um pouco mais complicado para a gestante devido ao fato que são nestes três primeiros meses que os enjoos são maiores, mas somente por este motivo. O ideal é fazer os tratamentos após este período de preferência no segundo trimestre que será mais tranquilo para a gestante, deixar para os últimos meses pode causar desconforto dependendo do tempo que terá que ficar sentada na mesma posição.

Lembre-se não há restrição quanto à quantidade de consultas que uma gestante pode ter, portanto se sentir qualquer incômodo ou desconforto, seja na gengiva ou no dente, procure um dentista o mais rápido possível e lembre “NÃO” se automedique.

Tags: Gravidez, Saúde Bucal, Saúde Na Gravidez

Enviar comentário

voltar para Saúde

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||