Qual a melhor fonte de ácido fólico na gravidez

Publicado por em 25/05/2018 às 13h00

Além dos suplementos, alguns alimentos também oferecem boas quantidades de ácido fólico.
Veja quais são eles! 

fontes de ácido folico frutas

O ácido fólico é uma das vitaminas que mais as grávidas ouvem falar e não é a toa. Ela tem a missão valiosa de ajudar na formação do sistema nervoso do bebê e prevenir doenças como anencefalia (que é a ausência de cérebro). E é por isso que até mesmo os médicos recomendam que o ácido fólico já comece a ser ingerido pela mulher antes mesmo de ela ficar grávida, já que a formação do tubo neural acontece ainda nas primeiras semanas de gestação. Para esse consumo existem suplementos de ácido fólico, mas é possível também encontrá-lo em alguns alimentos, como mostramos a seguir:

Folhas verde-escuras: pode ser a rúcula, agrião, o espinafre, couve, todas elas são ricas em ácido fólico, além de outros nutrientes importantes para a nutrição da gestante.
Como consumir: para os dias de calor, nada melhor do que uma saladinha fresca para acompanhar a refeição. Aposte nas folhas verde-escuras para compor a sua, junto com algumas rodelas de tomate. Dá ainda para preparar um espinafre refogado ou uma quiche.

Fígado: de galinha, peru ou boi são boas fontes dessa vitamina. Muitas vezes são até os mais recomendados, já que os índices da vitamina neles são altos, no fígado de galinha por exemplo, pode ter mais de 100% da quantidade ideal recomendável de ácido fólico ao dia!
Como consumir: muitas pessoas logo fazem cara feia ao ouvirem falar de fígado, mas a carne pode ser muito gostosa se bem preparada. Experimente preparar o fígado acebolado ou cozido com molho. Mas evite exageros, pois o fígado pode ajudar a elevar o colesterol.

fontes de ácido folico feijões

 

Feijão: além de ser rico em fibras, cálcio e fósforo, o feijão do tipo preto também é uma boa fonte de ácido fólico.
Como consumir: a duplinha arroz e feijão é sempre imbatível no quesito nutrientes, então investir no bom e velho feijão cozido é sempre a melhor opção. Só evite exageros, como esse feijão é sempre consumido em feijoadas, as mamães podem acabar preparando o prato típico brasileiro, que não é tão recomendado na gravidez, por ter ingredientes fortes e de difícil digestão.

Frutas: elas sempre devem estar no cardápio das grávidas, principalmente, quando o assunto for querer mais ácido fólico na dieta. As mais recomendáveis são o abacate, mamão e as cítricas morango e framboesa. Claro que sempre com o aval da sua nutricionista e evitando caso tenha alguma alergia alimentar.
Como consumir: uma salada de frutas refrescante no final da tarde, uma vitamina bem forte para garantir o pique do dia ou um suco geladinho no dia de calor para hidratar, as frutas são sempre muito versáteis e uma boa opção para aquela hora que der vontade de comer um docinho!

Milho: também é famoso por esbanjar de ácido fólico, tendo até mais que 20% da nossa necessidade diária. 
Como consumir: primeiro o ideal é que você compre o milho fresco na espiga, quanto mais evitar os alimentos industrializados e enlatados, melhor. Você pode consumir ele cozido, ou colocar em saladas, no arroz... Mas sempre com cautela para não causar indigestão.

Agora que você já conhece alguns dos alimentos que são boas fontes de ácido fólico, pode montar seu cardápio saudável durante a gestação. Lembrando sempre que é essencial confirmar as informações aqui com a sua nutricionista e obedecer ao cardápio que ela achar melhor para você nessa fase. Pode ser que algumas mulheres tenham sensibilidade ou alergia a algum tipo de alimento aqui citado, ou possam ter uma indigestão mais fácil, por isso é sempre importante ter a ajuda do profissional, assim a saúde antes e depois da chegada do seu bebê é garantida!

 

Tags: Alimentação Na Gravidez, Ácido Fólico, Saúde

voltar para Saúde e Bem Estar

left tsN center fsN bsd c15n show fwB b10s|left fwR tsN b10s bsd|left show fwR normalcase tsN bsd b10s|bnull||image-wrap|news login uppercase fwB|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase c05 fwR|tsN fwR normalcase|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||