O Sono na Gravidez

Publicado por em 27/05/2014 às 16h14

Durante a gravidez o corpo da mulher passa por muitas transformações e várias fases quando o assunto é sono, principalmente no inicio da gravidez.

O Sono durante a GravidezÉ bastante comum no primeiro trimestre de gravidez sentir muito sono e cansaço, isto acontece devido à alteração na produção de hormônios, ou seja, os níveis de progesterona do seu corpo aumentam e o metabolismo fica mais lento causando cansaço e sonolência, outro motivo para esta exaustão é porque o seu corpo começa a se preparar para acomodar o bebê o que inclui a fabricação da placenta, além do gasto de energia, sua pressão ganha tendência a baixar o que contribui ainda mais para o sono e o cansaço.

O seu sono noturno também pode ser prejudicado devido a algumas mudanças no corpo, por exemplo, os seios ficam doloridos, o que causa certo desconforto e faz com que seja mais difícil alcançar o sono, o útero esta crescendo e começa a pressionar a bexiga, isso significa mais idas ao banheiro a noite, a fome e os enjoos também atrapalham o sono.

Fique tranquila! No segundo trimestre de gravidez a energia volta, o sono diminui e não é tão frequente, a barriga ainda não incomoda na hora de dormir e os enjoos diminuem. Aproveite esta fase para os preparativos do bebê, apesar de parecer cedo demais é a fase ideal, não deixe para o final da gestação!

Nos três últimos meses de gravidez o sono fica mais agitado e por conta do tamanho da barriga fica mais difícil encontrar uma posição para dormir, além de um pequeno artilheiro que não para de chutar e mexer no final da gravidez.

Devido à retenção de liquido, muitas mulheres passam a roncar no último trimestre o que acaba atrapalhando na hora de dormir, as idas ao banheiro serão mais frequentes e a ansiedade também não deixa a mamãe descansar!

Como dormir melhor durante a gravidez?

Invista em uma alimentação saudável (alimentos que te dê energia) e evite comidas gorduras demais que só pioram o seu cansaço.

Hidrate-se bastante durante o dia e procure beber menos líquidos a partir do fim da tarde, assim você sentirá menos vontade de ir ao banheiro durante seu sono.

Almofada Para Barriga durante a GravidezProcure dormir sobre seu lado esquerdo durante toda a gravidez e no último trimestre abuse de travesseiro e almofadas para encontrar a melhor posição na hora de dormir. Uma dica é: algumas lojas especializadas em enxoval vendem uma “almofada para barriga” ela tem um formato ideal para acomodar a barriga na hora de dormir, vale a pena pesquisar.

Use roupas confortáveis e tome um banho morno antes de deitar, isto ajudará a relaxar bastante.

Ouça seu corpo, até o final da gravidez ele irá trabalhar muito para a chegada do bebê, então durma sempre que puder. Só tome cuidado para não dormir muito durante o dia e ficar sem sono à noite. Algumas mulheres tiram um cochilo no carro no estacionamento, outras fazem aquela pausa de cinco minutinhos no banheiro. Seja onde ou quando for, se você estiver segura, o mínimo confortável e isso for capaz de aliviar seu cansaço, bom proveito!

Ser mãe é maravilhoso e quando o bebê estiver nos seus braços você vai perceber que o sono é só um detalhe!

 

 

Tags: Gravidez, Saúde Na Gravidez, Sono

Enviar comentário

voltar para Saúde

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||