Infecção urinária na gravidez

Publicado por em 07/12/2015 às 23h25

Infecção urinária na gravidez, o que é, quais os sintomas e como prevenir?

Infecção urinária costuma ser um problema bastante chato. Mas na gravidez ela pode ser muito perigosa! A doença pode interferir no processo de gestação e causar problemas tanto para o bebê quanto para a gestante. Para piorar o problema, os estudos mostram que 15% a 20% das gestantes terão uma infecção urinária pelo menos durante a gravidez. Por isso, é preciso estar sempre atento aos sintomas e pedir ajuda do obstetra assim que tiver alguma suspeita.

O que é a infecção urinária na gravidez

 A infecção urinária na gravidez geralmente é causada por uma bactéria que faz parte da flora intestinal. O problema é que durante os nove meses, aumenta a circulação sanguínea da mulher, que por sua vez, aumenta a umidade vaginal. Essa umidade facilita a passagem de bactérias entre ânus e vagina.

Há também a pressão do útero sobre o trato urinário, que resulta no acúmulo de urina em alguns canais e que aumenta a chance da entrada de bactérias. Por isso é importante manter a higiene em dia e ir ao banheiro sempre que sentir necessidade de urinar.

A infecção urinária se torna perigosa durante a gravidez pois as bactérias podem liberar certas substâncias que ocasionam contrações e atingir o útero e iniciar um trabalho de parto prematuro. Dependendo da época da gestação isso pode ser fatal. 

Quais os sintomas da infecção urinária na gravidez

O principal sintoma da infecção urinária na gravidez é também o que complica seu diagnóstico. É o aumento da frequência de idas ao banheiro. Mas como toda a grávida passa a urinar muito mais, esse sintoma pode passar despercebido.

Outros sintomas podem ajudar na sua detecção: uma urina de cor diferente (geralmente mais escura) ou cheiro diferente, sensação esquisita de peso no baixo ventre, sensação de ardência quando saem as últimas gotas de urina. Quando a gestante observa a presença desses sintomas deve conversar com o seu médico. Se ocorrer febre e dores lombares, deve fazer isso com urgência pois é sinal de que a infecção está atingindo os rins.

Como prevenir a infecção urinária na gravidez

A melhor maneira de prevenir a infecção urinária na gravidez é justamente urinar bastante já que a urina lava o canal urinal. Por isso também é importante beber bastante água. E jamais passe muito tempo segurando o xixi. Também é aconselhado cuidar muito bem da higiene, mantendo o local sempre limpo e seco. Lembre-se de passar o papel higiênico sempre da frente para trás e não ao contrário. Após ter relações sexuais, os especialistas sugerem ir ao banheiro urinar para ajudar na saída das possíveis bactérias que estejam no local.

Os médicos são unânimes ao dizer que usar calcinhas de algodão nessa época ajuda a diminuir o risco de infecções, já que o algodão tem um maior poder de absorção e não deixa acumular umidade. Aliás, sempre que a grávida puder, deve ficar sem calcinha. Pela mesma razão, evite ficar com biquínis molhados por muito tempo e procure se proteger com toalhas, esteiras ou cangas ao sentar em praias e piscinas.

Tags: Gravidez, Infecção Urinária, Saúde Na Gravidez

voltar para Saúde e Bem Estar

left tsN center fsN bsd c15n show fwB b10s|left fwR tsN b10s bsd|left show fwR normalcase tsN bsd b10s|bnull||image-wrap|news login uppercase fwB|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||