Gripe na gravidez. E agora?

Publicado por em 25/05/2018 às 10h00

Maneiras de prevenir e buscar ajuda quando os espirros aparecem durante a gestação

Se tem uma coisa que as grávidas estão cheias é de dúvidas. São tantos conselhos, tantas indicações.... que fica difícil saber quem realmente está certo e por qual caminho seguir. Sem contar quando aparecem coisas que eram simples antes de estar grávida, mas que agora se tornam verdadeiras incógnitas, como a gripe. Quando o resfriado aparece é normal se tomar algum remédio daqueles mais comuns, ou um descongestionante nasal. Mas, e quando se está grávida? Será que é permitido tomar também esse tipo de remédio? É o que vamos descobrir!

Gripe Na Gravidez

Primeiro passo: prevenir

Não é tão simples tratar a gripe durante a gravidez, como é fora dela. Os remédios costumam ser proibidos e fica mais difícil para futura-mamãe lidar com alguns sintomas incômodos como dor de cabeça, nariz entupido e espirros frequentes. Por isso, a melhor maneira é prevenir, antes que a gripe apareça. Mas, é bom prevenir mesmo! Porque durante a gestação o sistema imunológico (que atua na prevenção de doenças como os resfriados), fica mais fraco, ou seja, as chances de pegar a gripe podem ser maiores. Confira as nossas dicas de como você pode evitar que as tosses e os espirros cheguem até você:

Tome a vacina: você já deve ter ouvido falar na vacina contra a gripe, correto? Ela foi desenvolvida a partir de um vírus inativo, o que reduz as chances de provocar efeitos colaterais graves, e deve principalmente ser tomada pelo quadro de risco, em que estão idosos, pessoas com doenças crônicas e também as grávidas! Por isso, a melhor forma de se prevenir da gripe durante a gravidez é tomando a vacina. Ela pode estar disponível tanto em postos de saúde, quanto clínicas particulares, e não costuma provocar grandes reações além de dor local e possível dor de cabeça (se sentir algo além desses sintomas, procure o seu  médico). Vale lembrar que alguns estudos norte-americanos dizem que os anticorpos da mãe podem passar para o bebê, ou seja, se vacinando você pode também proteger o seu filho, mas esse é um estudo que ainda precisa de mais pesquisas. Enquanto isso, não se esqueça da vacina!

Evite locais aglomerados: ônibus lotado, festas cheias de gente... São alguns dos locais que você pode, e deve evitar durante a gravidez. Como já dissemos aqui, o sistema imunológico da gestante costuma ser mais baixo, o que significa que ela fica mais suscetível a pegar um resfriado nesses locais. Evite muito contato com quem estiver gripado também, para não acabar vendo seu nariz escorrer poucas horas depois.

Se alimente bem: essa dica é superimportante! Primeiro, porque todas as grávidas devem, sempre, se alimentar muito bem, com os nutrientes necessários para ela e para o bebê (daí a importância de ter um acompanhamento nutricional nessa fase), e outra porque a alimentação pode ser uma grande aliada no combate a doenças como a gripe. Que tal inserir na sua sobremesa frutas que sejam ricas em vitamina C, como a laranja ou o kiwi? Além de serem uma delícia, elas fazem superbem!

Como tratar a gripe na gravidez?

Mas, se não teve jeito e a gripe chegou em algum momento dos seus nove meses de gestação, mantenha a calma. O melhor é primeiro contar para o seu médico. Você pode estar pensando: “mas ir ao médico por causa de um gripe?”. Sim! Prevenir é sempre melhor, ainda mais para garantir a saúde sua e do seu pequeno.

Essa procura pelo médico é importante porque durante a gravidez medicamentos que parecem não fazer mal como os antigripais e descongestionantes costumam ser proibidos, porque podem, dentre outras razões, causar a queda da pressão arterial da mamãe e fazer mal ao bebê. Geralmente o médico costuma indicar repouso e outros medicamentos adequados para os sintomas da gripe da grávida (atenção: remédios que só devem ser tomados com a prescrição médica!). Não esqueça também de tomar bastante líquido e evitar ficar exposta a friagem. Qualquer sintoma mais intenso ou diferente, vale uma volta ao consultório do seu obstetra.

Tags: Gravidez, Gripes, Resfriado, Saúde

voltar para Saúde e Bem Estar

left tsN center fsN bsd c15n show fwB b10s|left fwR tsN b10s bsd|left show fwR normalcase tsN bsd b10s|bnull||image-wrap|news login uppercase fwB|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase c05 fwR|tsN fwR normalcase|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||