É recomendado praticar caminhada durante a gravidez?

Publicado por em 09/08/2018 às 20h01

Exercícios na Gravidez – Caminhada

Exercícios na Gravidez – Caminhada 

É recomendado praticar caminhada durante a gravidez?

Manter o corpo saudável é uma das principais preocupações entre futuras mães, e na hora de fazer exercícios físicos, milhares de dúvidas surgem.

A ansiedade com a saúde do bebê aparece mesmo e embora exercícios físicos pesados não sejam recomendados, isso não significa que você deve ficar parada.

Na verdade, os benefícios de se exercitar durante a gestação são muitos: ajuda a manter o peso ideal, melhora as condições circulatórias e hormonais e mantém o condicionamento físico em dia. Caminhar ainda previne hipertensão e diminui o risco de diabetes.

Claro, a gestante precisa tomar alguns cuidados a mais para garantir a saúde do bebê. 

Tome algumas precauções 

Primeiramente, é sempre bom consultar o seu obstetra para se informar se em seu caso em específico existe alguma restrição para caminhadas.

Preste muita atenção nos sinais do seu corpo. Caso sinta dores no baixo-ventre ou na coluna durante ou depois da caminhada, interrompa o exercício e consulte seu médico.

Quando estiver liberada pelo médico para se exercitar, procure evitar percursos muito desnivelados ou íngremes. Assim você evita tropeços e quedas, e não sobrecarrega suas articulações nem o sistema cardiovascular.

Fique de olho na postura! Não ande curvada para evitar desconfortos na coluna e dores musculares.

Escolha roupas confortáveis e leves. Evitar o superaquecimento do corpo deve ser uma prioridade.

Os calçados não podem ser apertados, para evitar inchaços nos pés.

Evite os horários em que o sol está muito forte. Prefira caminhar entre as 6 e 10 horas, ou após as 4 horas da tarde. Leve sempre com você uma garrafinha de água para se manter hidratada e não caminhe mais do que meia hora por dia.

O ideal é que você se exercite cerca de três vezes por semana, para que o corpo esteja habituado à atividade. Isso evita lesões e multiplica os benefícios. 

Benefícios da caminhada na gestação 

Confira os principais benefícios de praticar a caminhada durante a gravidez:

  • Ajuda a sustentar o peso do bebê, pois fortalece a musculação abdominal
  • Promove uma recuperação pós-parto mais rápida
  • Melhora o posicionamento do bebê, ajudando em partos normais
  • Ajuda a regular a circulação, que pode estar apresentando problemas principalmente no final da gravidez
  • Aumenta o nível de serotonina no corpo, melhorando a disposição e diminuindo o risco de depressão pós-parto
  • Auxilia no controle do peso, que se for exagerado pode prejudicar o desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe
  • Diminui o risco de desenvolver doenças como a diabetes gestacional e a eclâmpsia 

Caminhar no primeiro trimestre de gestação 

Nos primeiros meses é recomendo que a atividade seja mais leve e que não passe de quinze minutos por dia.

Evite caminhar em dias muito quentes os úmidos, já que o aumento exagerado da temperatura corporal é especialmente prejudicial ao feto nessa fase de desenvolvimento.


Caminhar no segundo trimestre de gestação
 

Muito cuidado com a postura e o equilíbrio. Mantenha a coluna alinhada e balance bem os braços ao caminhar.

Nesse período você poderá aumentar o ritmo e tempo de caminhada, mas mesmo assim não exagere. Lembre-se das precauções que você aprendeu anteriormente nesse artigo.
 

Caminhar no terceiro trimestre de gestação 

A maioria das gestantes pode caminhar até o fim da gravidez, mas talvez o desconforto aumente muito nesse período. Nesse caso, respeite os limites do seu corpo.

Evite percursos longos preste atenção redobrada no equilíbrio.

Procure caminhar acompanhada, assim você tem ajuda disponível no caso de algum imprevisto.
 

Como saber quando parar os exercícios? 

Se você apresentar algum dos sintomas a seguir, interrompa os exercícios imediatamente e consulte seu obstetra:

  • Náusea
  • Tontura
  • Falta de ar
  • Palpitações
  • Dor no peio ou abdômen
  • Inchaço excessivo nas mãos, pés ou tornozelos
  • Mal estar
  • Visão embaçada ou escurecida
  • Sangramento vaginal 

Caso contrário, você pode praticar a caminhada durante todo o período gestacional. A maioria das mulheres, no entanto, costuma a parar a prática nas últimas semanas devido ao desconforto causado pelo peso do bebê.

O importante é que você se sinta bem com o seu corpo e pratique exercícios da maneira correta para uma gestação ativa e saudável.

Boa Caminhada.

Redação Bebê 123

Tags: Caminhada, Exercícios

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