Dicas para o bem estar da grávida

Publicado por em 16/02/2013 às 12h16

Durante os nove meses, você vai perceber quantas mudanças ocorrem no seu organismo e alguns incômodos como prisão de ventre, dor nas costas, hemorroidas, enjoos, insônia são bastante comuns durante a gravidez, não deixe que esses incômodos tirem o brilho dessa fase especial.

Dicas para o bem estar da grávidaAlgumas dicas para ajudar a futura mamãe nesta etapa;

Enjoos e refluxos

Assim que a mulher fica grávida os níveis do hormônio progesterona aumentam provocando diversas alterações no organismo, e um deles é o relaxamento da musculatura lisa, existente em alguns órgãos internos, ocasionando o enjoo. Toda essa revolução hormonal diminui o ritmo da digestão, e é também responsável pelo relaxamento da válvula que separa o esôfago do estomago, causando azia, mal estar e refluxo.

O ideal para ajudar a diminuir esses sintomas é se alimentar a cada 3 horas e ingerindo pequenas quantidades de alimentos. Evite alimentos gordurosos, molhos fortes, condimentos, frituras e refrigerantes. Pela manhã de preferencia aos alimentos de alto teor de carboidratos (bolacha de agua e sal), cereais e torradas.

Prisão de Ventre

Provocada por alterações hormonais que deixam o sistema digestivo mais lento e também pela compressão do útero que esta em crescimento sobre o intestino.

Abuse de frutas, verduras e legumes, invista em uma dieta rica de fibras e beba muito liquido principalmente água. O uso de laxantes deve ser evitado.

Hemorroidas

Entre o segundo e terceiro trimestre de gestação, podem surgir as hemorroidas. A cabeça do bebê faz pressão sobre a pélvis e, no final da gravidez, pode obstruir os vasos sanguíneos do reto, impedindo o retorno venoso. O fator genético também influencia no aparecimento das hemorroidas.

Capriche em uma alimentação rica em fibras e beba muito liquido, evite levantar peso.

Flatulência

A ingestão de alguns alimentos e a respiração deficiente pode causar o acumulo de gases no abdome, causando desconforto abdominal, gases e arrotos.

Evite o excesso de alguns alimentos como cebola, alho, leguminosas e frituras. Respirar de forma mais ritmada e correta ajuda a melhorar o quadro.

 

Problemas Nasais

Causados pelo amolecimento e espessamento de membranas das mucosas do nariz, e pela quantidade elevada de hormônios que provocam o aumento da circulação sanguínea nas membranas da mucosa nasal. Os principais sintomas nas gestantes são nariz tampado, secreção nasal ou hemorragias nasais.

Se o tempo estiver muito seco, um umidificador de ar pode melhorar o desconforto, para aliviar a sensação de entupimento use soro fisiológico, inalação com inalador ou vapor de água.

Dificuldade para respirar

É comum algumas mulheres apresentarem falta de fôlego ao andar, exercitar-se ou falar rapidamente, isso porque com o aumento do útero, o musculo diafragma, que é responsável pela inspiração tem sua capacidade diminuída. O desconforto fica ainda maior quando estiver na posição deitada de barriga para cima.

Diminua o ritmo das atividades quando se sentir ofegante, é indicado dormir de lado e com um travesseiro mais alto. É recomendável para prevenir que faça exercícios respiratórios para desenvolver a capacidade pulmonar.

Dor nas costasDor nas costas

Esse desconforto costuma aparecer a partir do terceiro trimestre, que é quando a barriga esta maior e a grávida precisa cuidar da sua postura. O peso do corpo também faz uma pressão maior nas articulações. Em casos onde a mulher apresenta dores nas costas antes de engravidar vai perceber que este desconforto aparece com mais frequência.

A primeira coisa a ser feita é controlar o peso, alguns exercícios como a hidroginástica e técnicas de acupuntura ajudam bastante. Na hora de dormir deite-se de lado com os joelhos flexionados e um travesseiro entre as pernas.

Insônia

Algumas grávidas apresentam insônia em qualquer fase da gestação. Para ajudar estimule a leitura noturna, faça exercícios relaxantes, evite uma refeição pesada à noite e de preferencia a alimentos leves. Tente não dormir durante o dia, e, se acordar durante a noite saia da cama e tente ler ou assistir televisão (programas sem muita ação).

Sono excessivo

No primeiro trimestre da gravidez é comum a diminuição da pressão arterial, essa queda associado a altas temperaturas no verão, pode deixar a mulher sonolenta, cansada e indisposta.  Beba muito liquido e consuma alimentos com um pouco mais de sal. Evite lugares muito quente e pouco ventilado, a boa notícia é que essa alteração passará após o primeiro trimestre.

 

 

Tags: Cuidados, Gravidez, Saúde Na Gravidez

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