5 razões para praticar ioga na gravidez

Publicado por em 15/12/2017 às 00h07

Melhora da ansiedade e redução do inchaço são apenas alguns dos benefícios que a ioga traz durante a gravidez

A gravidez é um momento mágico em que as mudanças acontecem a todo tempo, e em um ritmo acelerado. A futura mamãe vê o seu corpo sofrer uma verdadeira revolução de hormônios e mudar muito ao longo de 9 meses. É normal ver os quilinhos a mais também chegarem e muitas se preocupam com isso. Afinal, não é recomendável fazer nenhum exercício físico de alto impacto durante a gestação, correto? Sim, mas isso não impede as mamães de se mexerem e, não só deixarem de ganhar muitos quilinhos a mais, como também verem diminuir o inchaço e outros desconfortos típicos dessa época. E um dos exercícios mais indicados para as grávidas é a ioga. Quer saber por que? Olha só quantos benefícios:

Benefícios da ioga na gravidez:

  1. Ioga na gravidezAjuda a manter o peso recomendável: nada de dietas radicais ou exercícios que podem fazer mal para o seu bebê, durante a gravidez é importantíssimo que a mamãe não entre em nenhuma dieta que possa prejudicar o consumo recomendável de cada vitamina necessária ao seu filho. Por isso, recorrer aos exercícios físicos é uma boa alternativa, mas claro com cautela e sempre sabendo que ter alguns quilinhos a mais nesse período é normal (nada de neuroses!). Conforme a gravidez for avançando, seu abdômen tende a aumentar o peso, por isso procure posições da Ioga que sejam de pé ou apoiadas na parede para não perder o equilíbrio, o que é comum nessa fase.

  2. Reduz o inchaço: o inchaço nas pernas e nos pés das grávidas costuma ser um grande problema e causa até mesmo de indisposição. Com os exercícios certos de ioga é possível melhorar a circulação sanguínea, o que reduz significativamente todo esse inchaço na região. Os exercícios de respiração da ioga, que ajudam o coração a bater mais rápido, surtem efeitos no bom funcionamento dos rins, a consequência é também uma retenção menor de líquidos e, a redução do inchaço.

  3. Momento de paz com o seu bebê: através dos exercícios e de toda sua filosofia de paz interior, a ioga ajuda as futuras-mamães a terem uma conexão maior com o seu filho. Os exercícios de concentração ajudam a criar esses laços, que se mantém durante a vida inteira. E os benefícios para a mente não param por aí: a ioga também ajuda a mulher a controlar os níveis de estresse e de ansiedade, que são tão comuns durante os nove meses de gestação.

  4. Melhoras as dores lombares: com o peso maior da barriga, muitas mulheres também sentem dores incômodas nas costas, o que causa indisposição para as atividades diárias, como trabalhar ou mesmo arrumar o quartinho do futuro bebê. Mas a ioga pode ajudar a melhorar essa situação, as posições da prática que exploram a postura e trabalham os músculos ajudam a reduzir as dores na coluna vertebral, e causam maior conforto para a mamãe.

  5. Ajuda para a hora do parto: essa dica é bem famosa entre as mamães que querem praticar a ioga. É que os exercícios trabalham os músculos que estão localizados entre as pernas da mulher, que são os mesmos responsáveis por controlar o ânus e a vagina no momento do parto normal. Ou seja, a ioga, além de ajudar a mamãe a ficar mais calma e menos ansiosa para o dia da chegada do bebê, também ajuda a fortalecer e a facilitar o parto natural, além de também melhorar a recuperação no pós-parto, graças ao relaxamento.

Gostou dos benefícios que a ioga pode trazer para a gestação? Vale lembrar que tanto a ioga, como qualquer outro exercício físico praticado durante a gravidez deve, sempre, ter o aval do seu médico. Começar a praticar qualquer atividade por conta própria pode pôr em risco a sua saúde e do seu bebê.

 

Tags: Beleza, Gravidez, Ioga, Saúde Na Gravidez

voltar para Saúde e Bem Estar

left tsN center fsN bsd c15n show fwB b10s|left fwR tsN b10s bsd|left show fwR normalcase tsN bsd b10s|bnull||image-wrap|news login uppercase fwB|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||