Soluço do bebê é normal?

Publicado por em 08/08/2015 às 00h45

É normal o bebê soluçar toda hora? Por que os bebês soluçam? Devo me preocupar com o soluço? Faz mal? Como evitar o soluço? Como parar o soluço do meu bebê?

É normal o bebê soluçar toda hora? Por que os bebês soluçam? Devo me preocupar com o soluço? Faz mal? Como evitar o soluço? Como parar o soluço do meu bebê?

O soluço do bebê incômoda mais aos pais do que propriamente a criança e a primeira dúvida ao ver o filho soluçando é querer saber se é normal. A resposta é sim! É muito comum os bebês soluçarem bastante principalmente no primeiro mês de vida e não dói nada.

E para matar ainda mais a curiosidade, seu bebê já tinha soluço muito antes de nascer, dentro de sua barriga, como parte do processo que o ensinou a respirar.

O diafragma (um músculo que fica em baixo do pulmão) se contrai para que o ar entre no pulmão, o soluço acontece justamente quando alguma coisa irrita o diafragma como o ar que entra na hora errada durante a mamada por exemplo, o que faz com que o diafragma se contraia fora do ritmo e produza o som característico do soluço.

Nesta idade o diafragma ainda é imaturo, mas à medida que os bebês vão adquirindo um maior controle dos seus movimentos os soluços vão diminuindo naturalmente.

Quando me preocupar com o soluço do bebê?

Se após um ano de idade os soluços da criança acontecerem com frequência ou forem incontroláveis é indicado conversar com o pediatra a respeito.

Os bebês com refluxo gastroesofágico tendem a soluçar mais, neste caso se você notar que o bebê está soluçando muito e que o impede de comer ou dormir, regurgitando com maior frequência, tossindo ou ficando irritado, marque uma consulta com o pediatra.  

O que posso fazer para evitar o soluço?

Ao amamentar fique atenta para ver se o bebê pegou corretamente o peito, assim terá certeza de que ele está engolindo mais leite e menos ar, isso ajuda a evitar o soluço.

Se o bebê mama muito rápido tente fazer algumas pausas tirando ele do peito por alguns instantes, se ele toma na mamadeira escolha uma que evite o acumulo de ar, verifique se é ideal para a idade e jamais aumente o furo.

Após a mamada, coloque-o bebê em posição inclinada para que ele arrote (o que também evita refluxo).

Se o bebê já está se alimentando com papinhas, evite dar a comida muito rápido e com pressa, tenha calma e faça com que ele coma devagar, quanto mais rápido se come, mais ar engole.

Como parar o soluço?

Se você ainda amamenta, uma alternativa quando o beb~e está soluçando muito é colocá-lo para mamar porque o movimento de sucção bloqueia o reflexo do soluço, que acontece por causa da imaturidade do diafragma.

Se o bebê mamou a pouco tempo, o ideal é colocá-lo na posição em pé no seu colo para que ele possa arrotar, o soluço também acontece quando o bebê mama demais ou engoliu muito ar durante a mamada.

Mantenha o bebê agasalhado corretamente, o soluço também pode acontecer quando ele está com frio.

Você deve ter ouvido falar de um monte de simpatias para parar o soluço como por exemplo colocar uma linha vermelha na testa da criança. Apesar de todas as teorias para fazer o bebê parar de soluçar os médicos não garantem que alguma delas funcione. 

Geralmente com estas medidas acima, o soluço do bebê desaparece sozinho, outras formas caseiras de parar os soluços, como sacudir ou assustar o bebê, devem ser evitadas porque podem machucar a criança.

Tags: Saúde do Bebê, Soluço Do Bebê

Comentários

Marylin em 04/07/2017 22:21:44
Meu bebê tem 9 meses e hj teve soluço umas 3 vezes amamento e o soluço para. Verifiquei se ele estava com frio ou molhado mais n estava quentinho... È normal? Devo me preocupar?.
Ele costuma n ter hj só q ele teve várias vezes.

Enviar comentário

voltar para Saúde

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||