Parto, fim das dúvidas

Publicado por em 09/04/2013 às 23h47

O parto é o momento que gera mais ansiedade principalmente se forem pais de primeira viagem. Grande parte destas dúvidas e medos pode ser esclarecida com informações sobre o momento mais esperado. Vamos tentar esclarecer algumas dúvidas para tranquilizar você.

Dúvidas, perguntas e respostas sobre o parto

Parto, fim das dúvidas

É possível perceber as contrações?
Sim, é possível notar que começaram as contrações quando sentir um endurecimento da barriga junto com uma dor na região nas costas que se espalha para o abdome. Este é o primeiro sinal.

Como saber que esta chegando a hora do parto e se devo ir para maternidade?
Quando a bolsa romper (vai notar um líquido claro), ou quando as contrações se tornarem regulares e o período entre uma e outra for diminuindo. Você já pode ir para maternidade!

O que fazer para evitar surpresas de ultima hora na maternidade?
Durante o pré-natal procure tirar suas duvidas com o obstetra, ele saberá como lhe orientar da melhor maneira, além disso, faça uma visita à maternidade que você escolheu para conhecer o ambiente e o caminho que terá que fazer no dia. Verifique os documentos necessários para dar entrada no hospital.

A dor é realmente tão insuportável? Como me preparar para lidar melhor com a dor do parto?
A dor varia de uma mulher para outra, algumas sentem dores extremamente fortes e outras pouco se queixam.  A prática de ioga ajuda tanto no nível físico como emocional.

Para todos os tipos de parto devo fazer a raspagem dos pelos pubianos?
Apenas a cesárea requer a raspagem para facilitar a incisão, mas por questão estética e de higienização é recomendável à depilação para todos os tipos de parto.

O que é indução? Em que momento deve-se optar pela indução?
É o uso de medicações para desencadear contrações uterinas e facilitar o parto. De um modo geral, a indução é feita quando se deseja realizar o parto e não tem uma obrigatoriedade de ser cesárea.

A anestesia pode ser usada em todos os tipos de parto ou somente no parto cesárea?
Atualmente, utiliza-se anestesia em quase todos os tipos de parto.

O que posso fazer para ajudar na dilatação na hora do parto?
Relaxe e fique tranquila, alguns exercícios como caminhar ajudam bastante.

Quantos centímetros de dilatação são necessários para o parto normal? Quantas horas levam para se ter uma dilatação total?
A dilatação estará completa quando o colo do útero estiver com 10 cm (corresponde de 4 a 5 dedos de dilatação). Para a preparação do colo do útero até a dilatação total, o tempo pode variar de 10 a 15 horas.

Quanto tempo pode durar um trabalho de parto?
Os médicos consideram que a gestante entrou em trabalho de parto quando alcançam 4 dedos de dilatação, a partir deste momento o parto pode durar de 6 a 18 horas.

E se eu não conseguir ter o parto que planejei?
Fique calma se as coisas não saírem como o planejado, o mais importante é você saber que fez sua parte tanto para o seu bem estar como o do bebê, e o principal e ainda mais importante é receber seu filho nos braços.

Posso andar durante o trabalho de parto?
Sim, caminhar facilita a dilatação e diminui os desconfortos das contrações.

Em que momento deve-se optar pela cesárea?
Quando existir risco para a mãe ou para o bebê. Algumas doenças que acontecem durante a gravidez como, pressão alta, diabetes, deslocamento da placenta ou quando o bebê dá sinais de sofrimento durante o trabalho de parto, podem exigir uma cesariana.

O que é parto de cócoras?
É aquele que ocorre na posição agachada, é mais cômodo, funcional e rápido do que na posição deitada.

É possível fazer um parto normal após uma cesárea?
Neste caso é preciso ter uma conversa franca com seu obstetra para que sejam esclarecidos as possibilidades e riscos dessa decisão.

Como é a aplicação da anestesia peridural?
Esta anestesia é aplicada na região da coluna e é administrada de maneira diferente para cada tipo de parto.

 Além de você e seu acompanhante estarão também na sala de parto, um obstetra, o auxiliar dele (que também é um obstetra), o anestesista, a enfermeira obstétrica, o neonatologista e a instrumentadora, então fique tranquila!

 

 

Tags: Gravidez, Parto

Enviar comentário

voltar para Parto

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||