Como aliviar a dor durante o trabalho de parto

Publicado por em 06/03/2016 às 23h18

O que é a dor do trabalho de partoO trabalho de parto tem esse nome justamente por essa razão: ele dá trabalho. E trabalho físico! Todo o processo que seu corpo vai passar para o nascimento do bebê pode trazer desconforto para a mulher, mesmo que ela opte por tomar algum tipo de analgesia – o que só pode ocorrer depois de uma determinada dilatação. A boa notícia é que existem várias formas de como aliviar a dor durante o trabalho de parto. E muitas delas são simples, sem exigir grandes malabarismos, apenas paciência e criatividade.

O que é a dor do trabalho de parto

Durante o trabalho de parto, ocorrem contrações no útero que ajudam o bebê a ser “expulso” do corpo. Paralelamente, o colo do útero vai se dilatando para que o bebê passe pelo canal vaginal. Esses dois processos, somados à ansiedade do momento, pode trazer desconforto para a mulher. Essa dor varia de pessoa para pessoa e mesmo de gestação para gestação. É bastante semelhante a uma cólica menstrual intensa, que é mais fraca no início do processo e vai ficando mais forte conforme o momento do parto se aproxima. Com alguns recursos como caminhar, se exercitar com uma bola ou mesmo ficar sob o chuveiro, você pode aliviar bastante a dor.

Como aliviar a dor durante o trabalho de parto

Confira algumas ideias de como aliviar a dor durante o trabalho de parto:

  1. Procure ficar em um ambiente tranquilo, sem muita luminosidade e fresco, e sem muitos barulhos. Se quiser, pode ouvir uma música relaxante. Um local tranquilo vai ajudá-la a lidar melhor com o desconforto.
  2. Escolha pessoas tranquilas para lhe fazer companhia. Não adianta nada você ter tudo preparado se quem estiver com você for do tipo estressado e ansioso. No caso do companheiro, pela para ele aprender técnicas de relaxamento se for do tipo mais nervoso.
  3. Use sua respiração para ajudar. Inspire como se estivesse tentando descobrir o cheiro de uma flor. Depois expire pela boca bem lentamente, como se estivesse soprando uma vela. Dessa forma, seu organismo terá o oxigênio suficiente para ajudar nas contrações, o que por si só já alivia a dor. Além disso, essa respiração diminui a adrenalina, o hormônio responsável pelo estresse, e que pode aumentar muito o desconforto quando não é controlado.
  4. Caminhe. Os movimentos que fazemos com o corpo durante uma caminhada não só diminuem o desconforto como ajudam o bebê a se encaixar e o parto ocorrer mais rápido. Vá no seu ritmo, com a ajuda do companheiro, enfermeira ou alguém de sua confiança.
  5. Depois de um certo tempo de trabalho de parto, a dor pode ser tão intensa que você não consiga mais se movimentar muito. Experimente ficar em várias posições, como agachada, de quatro, com os pés para cima, até encontrar uma que lhe dê mas alívio.
  6. Peça para alguém massagear suas costas. Existem movimentos específicos que podem ser aprendidos em cursos de gestantes. Mas qualquer movimento que a pessoa faça já ajudará você a relaxar.
  7. Tome um banho quente ou fique em uma banheira. A água tem o poder de relaxar o corpo instantaneamente, o que ajuda que o desconforto diminua
  8. Converse com o seu médico sobre a possibilidade de você usar algum tipo de analgesia ou anestesia quando isso for possível.
Tags: Gravidez, Parto

Enviar comentário

voltar para Parto

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||