A cadeirinha certa para cada idade.

Publicado por em 14/02/2013 às 11h58

Desde que sai da maternidade a criança deve ser transportada em um assento de segurança e nunca transportada no colo ou no Moisés pois caso haja uma colisão esta criança poderá sofrer ferimentos sérios.

Para se ter uma idéia, uma criança de 5 kg sendo transportada em um veículo a 40 km/h que sofre uma batida projeta um peso equivalente a 100kg sendo impossível segura-la em caso de impacto.

A cadeirinha certa para cada idade.Por isso o uso de assentos de segurança é fundamental.

Nenhum assento é o "mais seguro" ou o "melhor." !

O "melhor" assento para o carro é aquele que se adapta ao tamanho e peso do seu filho , pode ser instalado corretamente no seu carro , e atenda às normas internacionais de segurança.

  • Quando você encontrar um assento que gosta, experimente-o ! Coloque seu filho no assento e ajuste os cintos e fivelas. Certifique-se de que se encaixa no seu carro.
  • Tenha em mente que demonstrações ou ilustrações de assentos nas lojas nem sempre os mostram sendo corretamente utilizados.
  • Os assentos para o carro estão constantemente sendo testados para assegurar que passem pelas normas de segurança. Procure se certificar que o fabricante atende as normas de assentos.

A cadeirinha certa para cada idade.

Para escolher o assento correto para a criança devemos ter em mente que para cada idade ou peso há um tipo de assento para uso no carro. Para explicar melhor vamos dividir as idades por grupo.

0 a 1 ano ou de 0 a 9 kg – deve-se usar o bebê conforto
O bebê conforto tem uma inclinação maior que as poltronas, gerando maior conforto para o bebê.

O bebê conforto deve ser instalado no banco traseiro do carro e estar virado de costas para o motorista, ou seja, de frente para o vidro traseiro do veículo para proporcionar maior segurança no caso de freadas.

O bebê conforto é preso pelo cinto de segurança do carro, existem produtos que vem com base, neste caso se prende a base com o cinto e ela ficará fixa no carro evitando que você tenha que prender o bebê conforto toda vez que retira-lo do veículo.

 

1 a 4 anos ou 9 a 18 kg – deve-se usar a poltrona do carro.
Instale a poltrona no banco traseiro do carro de frente para o movimento do veículo e bem presa ao cinto de segurança. As alças da cadeira devem passar na altura do ombro da criança, a maioria das poltronas possui 2, 3 e até 4 níveis diferentes de altura, utilize o que mais aproximar o cinto ao ombro da criança. Algumas poltronas possuem clip de segurança cuja função é travar o cinto evitando que ele escape.

 

4 a 10 anos ou 18 a 36 kg
Nesta idade a criança usa um outro conceito de cadeira chamado de cadeira de elevação ou booster. Esta cadeira tem como função elevar a criança para que o cinto passe nas pelas partes corretas do corpo: no ombro, passando pelo tórax e se encontrando com a outra faixa que passa pelo abdômen.  Utilize esta peça no banco traseiro do veículo preso ao cinto de 3 pontas; o cinto irá prender a criança e o booster  ao mesmo tempo.

 

10 a 12 anos ou com mais de 1,45 mt
Devem estar sentadas no banco traseiro de carro usando o cinto de 3 pontos.

 

Saiba mais

Muitas colisões acontecem perto de casa. A maioria também ocorre em ruas com baixos limites de velocidade, por isso é importante usar a cadeira mesmo em pequenas distâncias.

O airbag do passageiro pode machucar seriamente uma criança que estiver sentada no banco da frente. Estudos americanos mostram que cadeiras de segurança para crianças, quando instaladas e usadas corretamente, diminuem os riscos de morte em até 71% em caso de acidente.

Os erros mais comuns são:

  1.  Usar uma cadeira inapropriada para a idade e o tamanho da criança;
  2. Colocar uma criança menor de 1 ano de idade ou com menos de 9 kg em uma cadeira de segurança de frente para o movimento;
  3. Não instalar a cadeira bem presa ao banco do carro, e não colocar a criança corretamente na cadeira de segurança;
  4. Instalar a cadeira no banco da frente. 


Lesões dentro do carro

Se a temperatura exterior estiver alta, dentro do carro o calor quase dobra. Nessas condições, as crianças podem sofrer sérias lesões em poucos minutos, pois seu corpo não suporta altas temperaturas.

Outro alerta importante é em relação aos vidros elétricos. Muito cuidado, pois as crianças podem sufocar-se caso ela feche a janela de forma acidental enquanto está com a cabecinha para fora.

Por estas razões, NUNCA deixe uma criança sozinha no carro ou o veículo aberto, pois ela pode entrar e não consegue mais sair.

Evite esse tipo de acidente:

NUNCA deixe seu filho sozinho dentro do carro;

Antes de trancar o carro, certifique-se de que as chaves estão com você e deixe-as longe do alcance da criança.

Ensine seu filho a não brincar dentro ou perto de carros;

Mantenha os bancos de trás travados para impedir que seu filho entre no porta-malas por dentro do carro.


Enquanto você dirige


Caso seu veículo seja 4 portas, enquanto estiver dirigindo com crianças no banco de trás, assegure-se de alguns itens:

Trave as portas traseiras. Os veículos possuem uma trava manual, para impedir que o passageiro do banco de trás não possa abrir a porta internamente;

Em caso de vidro elétrico traseiro, trave a abertura das janelas. Os veículos quem contém este opcional possuem uma trava que impede o passageiro de abrir as janelas.

 

 

Tags: Cadeirinha, Carro, Segurança

Enviar comentário

voltar para No Carro

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||