Dúvidas e cuidados durante a gestação

Publicado por em 01/11/2013 às 16h57

Toda gravidez requer cuidados, mesmo que tudo esteja correndo bem e dentro da mais perfeita ordem e muitas vezes surgem dúvidas sobre algumas coisas do dia a dia da gestante, o que é absolutamente natural e não significa que estas dúvidas sejam somente para as mamães de primeira viagem até mesmo porque cada gravidez é diferente da outra e o que pode ter sido absolutamente tranquilo em uma gestação pode ser a dúvida de uma outra gravidez.

Inchaço nas pernas é natural?

Inchaço nas pernas durante a gestaçãoSim, o inchaço costuma atingir principalmente os membros inferiores no início do sétimo mês de gravidez, isso acontece pela retenção de líquidos da gestação e pelo crescimento do útero, que comprime os vasos localizados na região pélvica, prejudicando o retorno do sangue que esta nas pernas.

Procure controlar a ingestão de sal e faça repouso sempre com as pernas elevadas acima do nível do coração. Caminhadas ou hidroginástica ajudam na circulação. O excesso de peso e o tabagismo contribuem para o aparecimento do inchaço.

Avise seu médico se o inchaço se tornar intenso, principalmente se afetar mãos, braços e rosto, assim como se houver um grande aumento de peso acompanhado de formigamento nos braços limitação de movimentos nos dedos das mãos e dor na região da nuca. Esses são sinais de problemas que merecem maior atenção, como pressão alta, problemas renais ou diabetes gestacional.

Câimbras podem ser decorrentes do inchaço, cansaço e eventualmente por falta de alguns nutrientes, faça alongamentos e consuma alimentos ricos em sódio, potássio e cálcio.

Que cuidados tenho que ter com minha pele nessa fase?

Cuidados com a pele na gestação

Podem surgir manchas no rosto devido ao aumento do hormônio estrógeno, por isso todo cuidado é pouco, use protetor solar especifico para gestantes, chapéus e óculos de sol. É bem provável que estas manchas desapareçam após a gravidez.

Cuide também das áreas onde ocorre o aparecimento de estrias (abdome, nádegas e mama). As estrias tem caráter genético, mas outros fatores também contribuem para o surgimento como, por exemplo, o aumento excessivo de peso. Use e abuse de hidratantes corporais sugeridos pelo seu médico.

Posso ir ao dentista?

Infecções bucais não tratadas podem causar doenças no bebê e levar à indução de um parto prematuro. Use cremes dentais com flúor e, se preferir, cremes específicos para gengivas sensíveis.  É muito importante procurar um dentista antes da gravidez ou a partir do segundo trimestre de gestação. Quando for consultar, comunique sua gravidez para que ele tome procedimentos mais seguros.

A gestante pode tingir os cabelos?

Pintar ou não o cabelo na gestaçãoEmbora não exista até o momento estudos conclusivos sobre o assunto, as substâncias químicas contidas em tinturas de cabelo ou similares, nesta fase não são recomendadas, pois o contato destas substâncias com o couro cabeludo pode levá-las à circulação sanguínea e ser tóxico ao feto. Entretanto caso seja imprescindível, é melhor dar preferência aos produtos industrializados evitando a mistura de cosméticos. Ao aplicar o produto nos cabelos, faze-lo de forma com que ele não entre em contato com o couro cabeludo, isto é, longe da raiz. Mesmo com todos estes cuidados, esse tipo de procedimento não deve ser realizado antes da 16ª semana de gestação.

Posso usar salto alto?

À medida que a barriga cresce o “ponto” de equilíbrio da mulher também se modifica. Por isso é recomendável dar preferência aos sapatos confortáveis de salto baixos e de base larga, evitando assim a chance de quedas ou torções.

A gestante pode se submeter ao exame de Raio-X?

Se necessário (por exemplo, suspeita de fratura óssea), a grávida pode se submeter a este tipo de exame, pois a dose de radiação contida em cada exame é mínima. Porém os médicos e técnicos que realizam o exame devem ser avisados, pois em alguns casos é possível que a gestante utilize um avental de chumbo sobre o abdome para proteger a gravidez da radiação.

Qual é o melhor tipo de parto?

É aquele em que tanto a mãe quanto o seu bebê saem nas melhores condições possíveis. Por isso o pré-natal é importante, pois fornece informações importantes para ajudar o médico a decidir junto com o casal a melhor opção de parto. Procure não ficar ansiosa, a natureza é sábia e indicará o caminho no momento oportuno.

Qual o melhor tipo de anestesia para o parto?

O tipo de anestesia depende do tipo de parto e do momento do trabalho de parto, conforme indicações médicas específicas para cada caso.

 

 

Tags: Beleza, Cuidados, Gravidez, Saúde Na Gravidez

Enviar comentário

voltar para Moda e Beleza

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||