Barriga de Grávida

Publicado por em 12/04/2013 às 01h00

Na gravidez acontecem muitas mudanças com a mulher, que são causadas pelos hormônios e outras pelo crescimento da própria barriga.

Com o aumento do volume e peso da barriga e das mamas, o ponto de equilíbrio da gestante é voltado para frente, desta forma, para compensar, as grávidas direcionam o corpo para trás. Na coluna vertebral, isso acontece aumentando a curvatura lombar e endireitando a curvatura cervical para que a mulher consiga se manter ereta. Para manter o equilíbrio durante o caminhar, a gestante afasta os pés e diminui as passadas.

Com essas mudanças, alguns grupos musculares pouco utilizados na caminhada são empregados, fazendo a gestante apresentar uma marcha característica das grávidas. Todos esses aspectos mexem com o funcionamento da região do abdome.

Barriga de grávida

Barriga de grávidaÀ medida que o bebê cresce a pele do abdome estica para acompanhar o novo formato da barriga que cresce mês a mês. Devido às alterações hormonais que acontece durante a gravidez, a pele fica desidratada, por isso é importante repor os nutrientes naturais da pele para que a barriga fique linda durante e após a gravidez.

Nas últimas semanas de gestação o sobe e desce hormonal contribui para o desenvolvimento de estrias, isto porque ocorre uma quebra das fibras elásticas (colágeno e elastina) dentro da pele com a presença de conteúdo vascular que, no inicio dá a característica das estrias vermelhas, que quando não tratadas podem evoluir para a tonalidade esbranquiçada (mais difíceis de recuperar). Mantenha sua barriga hidratada durante toda gestação, peça orientação ao seu obstetra, hoje existe disponível no mercado cremes específico para serem usados durante a gravidez.

A linha nigra é uma faixa fina e de pigmentação escura que ocorre longitudinalmente na barriga das gestantes, ela surge durante o desenvolvimento do bebê em função dos hormônios da gravidez. Sua cor amarronzada se deve ao aumento de melanina e surge por volta da 14ª semana de gestação. Após o parto ela regride espontaneamente e não precisa de nenhum tratamento, caso não desapareça totalmente é possível trata-la com cremes clareadores. Mas consulte seu médico devido ao período de amamentação.

Devido ao aumento de peso da gestação e ao crescimento do abdome, é comum sobrecarregar a região lombar e os membros inferiores, dificultando a boa postura. Os exercícios trazem muitos benefícios desde que feito da maneira correta com tempo programado e consentimento médico, esteja certa de que isto contribui para uma rápida recuperação no pós-parto.

Próximo ao parto alguns hormônios entram em atividade para que a musculatura uterina se contraia e o bebê venha nascer. Esse processo é mais visível nos partos normais, podendo levar alguns dias após o nascimento e, nesse caso, também é percebido nos partos cesáreos, pois no momento da amamentação acontecem leves contrações que ajudam a eliminar resíduos do parto e contribuem para diminuir o útero.

Estimular o aleitamento materno, além de ser importantíssimo para o bebê, ajuda a diminuir o volume do abdome.

Tags: Beleza, Gravidez, Saúde Na Gravidez

Enviar comentário

voltar para Moda e Beleza

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||