Cuidados com o recém-nascido

Publicado por em 14/03/2014 às 13h54

Cuidados com o recém-nascidoVamos falar de alguns cuidados com o recém-nascido que muitas vezes deixam os pais preocupados por não saberem como proceder, afinal quando nasce um filho nascem juntos a mãe e o pai. Começa um período de descobertas e de emoções e junto um turbilhão de sentimentos. É absolutamente normal que os pais se sintam inseguros, então vamos ajudar a tirar algumas dúvidas para que esta nova etapa seja a mais tranquila possível.

Serão muitos momentos inesquecíveis ao lado do seu bebê e para que isso aconteça com segurança vamos falar de alguns cuidados que são fundamentais para o recém-nascido.

Alguns cuidados com o recém-nascido;

Cuidados com o recém-nascidoCuidados com cordão umbilical

Quando o bebê nasce o cordão umbilical é clampeado com um “grampo”. Ele pode ser retirado em dois momentos, quando o bebê estiver liberado para saída da maternidade ou alguns dias depois pelo pediatra.

É importante que os pais estejam atentos quanto às orientações da maternidade para os cuidados com o coto umbilical e que se sintam seguros para fazer o curativo, desta maneira não terá preocupações quando estiverem em casa sozinhos.

O curativo deve ser feito a cada troca de fralda, que na média serão oito vezes por dia, com álcool a 70%, algumas maternidades entregam este álcool aos pais durante o internamento, mas caso isto não aconteça na maternidade de sua escolha o álcool a 70% é encontrado facilmente em farmácias. Como o coto vai desidratando, primeiro passe um cotonete seco para tirar qualquer secreção existente, afaste a pele que encobre a base do coto, deixando a bem seca, por fim, passe o álcool a 70% sobre toda a superfície. Deixe o coto descoberto, em media ele cai entre 8 e 15 dias.

Sinais de alerta
É preciso estar atento a possíveis secreções a mais do que o habitual, ou aos casos em que a queda do coto não tenha ocorrido em até quinze dias. Nessas situações, entre em contato com o seu pediatra.

Cuidados com a genitália do bebê

Menino: É normal que ele tenha a glande encoberta pelo prepúcio; a conhecida fimose. Não é aconselhável tentar forçar a exposição da glande. Observe se quando o seu bebê chora, aparece na região entre a perninha e a virilha, algum aumento de volume. Caso isso aconteça entre em contato com o pediatra. Nascer com o saco escrotal mais edemaciado (hidrocele) também é normal, em alguns meses esta hidrocele tenderá a desaparecer.

Menina: Ela poderá apresentar um pequeno sangramento vaginal nos primeiros dias de vida, poderá também eliminar secreções mucoide esbranquiçada pela vagina. A higiene deve ser realizada da região do púbis para a região anal, evitando a introdução de fezes na genitália, limpe o espaço localizado entre os pequenos e grandes lábios para evitar que ali se acumulem fezes ou urina.

Cuidados com os olhos

É comum o bebê apresentar edema nos olhos e muitas vezes de um lado só. Pode ocorrer uma pequena secreção nos primeiros dias, por causa do colírio que é usado na sala de parto, mas caso esta secreção persista por mais de cinco dias ou se torne abundante, fale com o seu pediatra. Podem também ocorrer pequenos sangramentos na “parte branca” do olho, não se assuste, eles desaparecerão em alguns dias.

Regurgitações

Todo bebê pode regurgitar, principalmente após as mamadas. Por isso, caso seja necessário trocar a fralda, faça o com cuidado sem comprimir o abdome do bebê. Evite também manobras mais rápida depois da troca.

Cuidados com o recém nascidoDeixe seu bebê sempre um pouco elevado sobre o seu ombro ou colo por aproximadamente dez minutos após as mamadas. O refluxo fisiológico é normal e um bebê de barriguinha cheia poderá extravasar esse leite.

As fezes

As fezes do primeiro ao quarto dia são chamadas de mecônio e têm a coloração bem escura, após esse período você vai notar que serão amareladas, liquefeitas e explosivas, mas não se preocupe, pois não é diarreia, são chamadas de fezes lácteas. Normalmente ocorrem de quatro a oito eliminações por dia, principalmente após as mamadas.

As mamas

Todo bebê, independente do sexo, nasce com as glândulas mamárias aumentadas de volume, isso acontece por conta dos estímulos dos hormônios maternos. Nunca tente espremê-las, o risco de infecção local é muito grande e fique tranquila, elas diminuirão de tamanho em alguns meses.

A pele

É muito comum surgirem “manchas avermelhadas” no corpo do bebê com aspecto de picada de inseto; é o eritema tóxico; este desaparecerá espontaneamente em alguns dias. Procure usar roupas de algodão.

Tudo é novo, então qualquer manchinha diferente pode deixar os pais preocupados. Cuidados nunca são demais e devemos mesmo estar atentos a tudo, mas para qualquer problema mantenha a calma e nesta hora o seu melhor amigo será o pediatra.

Tags: Bebê, Cuidados, Higiene

Enviar comentário

voltar para Higiene

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||