Banho de Balde ou Ofurô

Publicado por em 10/08/2015 às 00h15

Apesar de alguns pais acharem estranho e ficarem receosos o banho de ofurô ou de balde no bebê reproduz do lado de fora da barriga da mamãe as mesmas condições que tinha quando ainda estava no útero materno.

Dentro do ôfuro o bebê fica em uma posição parecida com a posição fetal, todo encolhido e com água rodeando-o por todos os lados, como dentro da placenta.

O ôfuro do bebê é considerado um banho terapêutico e que ajuda a criança na adaptação extrauterina já que o bebê é colocado dentro de um ambiente apertadinho, rodeado de água morna e movimentos suaves.

O ideal é que o banho seja dado até os seis meses do bebê e pode ser iniciado desde o primeiro dia de vida do bebê, algumas crianças gostam tanto que o banho de ôfuro passa a ser parte de sua rotina até os três ou quatro anos de idade. Hoje existem ôfuros para os bebês e para os grandinhos.

O banho de balde não só ajuda na adaptação extrauterina como também traz vários benefícios ao bebê, devido a posição que a criança fica no balde que é semelhante a fetal e a temperatura da água que pode ser até 1°C acima do banho normal, ele ajuda aliviar e muito as cólicas dos primeiros meses.

O objetivo do banho é fazer a criança relaxar e acalmar, facilitando o sono do bebê, em alguns casos o bebê chega a adormecer dentro do ôfuro.

 

Como preparar o banho de balde ou ôfuro

  1. Banho de Balde ou ÔfuroVocê pode colocar o ofurô no chão ou em cima de uma bancada segura para não cair.
  2. A água deve ficar no ombro do bebê, tome cuidado na hora de encher o balde pois a água muda de volume ao sentar a criança, para facilitar encha o ofurô mais ou menos até um pouco abaixo da metade, coloque o bebê dentro e veja até aonde a água vai se precisar de um pouco mais complete com uma caneca se for um pouco menos use a caneca para retirar, quando você retirar o bebê da água faça uma marcação do lado de fora do ofurô para já ter a medida certa nos próximos banhos.
  3. A temperatura da água é a mesma da banheira, entre 36º e 37º, dentro do balde a temperatura pode parecer um pouco mais quentinha do que na banheira, mas é normal, o ofurô mantém a temperatura por mais tempo, não esfria tão rápido, o que permite que o banho seja mais longo (o bebê fique mais tempo na água).
  4. Antes de colocar o bebê no banho faça a higiene (ainda no trocador) no bumbum, se você já deu um banho no dia com sabonete o segundo banho deve ser sem o uso do mesmo para não ressecar a pele da criança e retirar sua proteção natural.
  5. O Banho de ofurô pode ser dado até o sexto mês ou enquanto o bebê couber no ofurô e desde que ele não fique em pé.
  6. Coloque o bebê e o ajude com as perninhas para que ele fique na posição sentada, mas fique tranquila que o bebê vai se acomodando sozinho até achar a maneira mais confortável para ficar, com uma das mãos apoie a cabeça abaixo do queixo e a outra na nuca para a cabecinha não cair para os lados ou para frente. Por volta dos três meses o bebê já consegue sustentar a cabeça.
  7. Nos primeiros dias, até que a mãe se sinta segura pode ser necessário a ajuda do papai ou de alguém próximo para ajudar a pôr e tirar o bebê do ofurô.
  8. Nesta hora vale cantar uma música calma, fazer carinho na cabecinha e na testa, deixar a luz do ambiente mais escurinha e o mais importante aproveite o momento que será simplesmente delicioso para o bebê e os pais.
  9. O bebê deve ficar o tempo todo sob a supervisão de um adulto, seguro pelas mãos do cuidador, mesmo que ele já sente sozinho.

Importante

O balde deve ter bordas arredondadas e não deve ser utilizado para outros fins.

Ôfuro Burigotto ôfuro opla Peg Perego
Ôfuro Burigotto para bebê Ôfuro Opla Peg Perego para crianças maiores

 

Clique Aqui e Saiba Onde Encontrar

 

Tags: Banho, Bebê, Higiene

Enviar comentário

voltar para Higiene

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||