Quando e como iniciar o desfralde noturno

Publicado por em 07/10/2016 às 16h53

Quando e Como iniciar o desfralde noturnoA vida das mamães e das crianças é feita de muitas fases e mudanças constantes, afinal, o desenvolvimento dos pequenos é rápido e é preciso estar atento para acompanhar tudo. Um desses momentos importantes é quando a criança vai começar a dormir sem a fralda, o famoso desfralde noturno.

A maioria dos pais teme um pouco esse momento, afinal, a criança tem que aprender a lidar com a vontade de fazer xixi durante o sono, o que pode ser um pouco complicado.

Normalmente, o desfralde noturno é feito após o diurno, ou seja, quando a criança já se habituou a não usar mais a fralda durante o dia. Então, quando ele demonstra que já possui mais autonomia e controle da situação é que se inicia o processo de desfralde noturno.

O que muita gente não sabe, entretanto, é que certos fatores podem influenciar no sucesso do processo de retirada da fralda, como a estação do ano, por exemplo.

Então, uma dica é sempre preferir estações mais quentes para realizar o desfralde noturno pois a criança tende a transpirar mais, logo, ela urina menos.

Claro que isso é apenas uma dica pois o mais importante de tudo é entender o que funciona na prática, ou não, para o seu filho. Entretanto, a primeira sugestão de todas é ter muita paciência, afinal é um processo que exige um tempo de adaptação.

Então, para ajudar no desfralde noturno, veja algumas dicas e passos importantes que podem auxiliar no sucesso do processo de retirada das fraldas à noite.

1º   Fique atento aos sinais

Cada família deve analisar o comportamento do seu pequeno, pois a criança dá sinais de que está pronta ou não, basta entender. É importante também avaliar o progresso dela com o desfralde diurno. Se controla à vontade, se sabe a hora de pedir para ir ao banheiro e se tem autonomia em relação a isso.

Se ele, por exemplo, já percebe que sente vontade de ir ao banheiro e acorda com a fralda seca, é um excelente sinal.

2º   Desfralde noturno e diurno não precisam ser juntos

Saiba que o desfralde diurno e noturno podem acontecer em momentos diferentes, ou seja, você pode ensinar a criança a ficar sem a fralda durante o dia e colocar a fralda nela só na hora de dormir.

Isso é o mais indicado pois permite que a criança domine o processo de controle das suas necessidades. Então, quando ele estiver treinado para fazer isso durante o dia, consciente da situação, ele estará mais pronto para fazer isso à noite também.

O mais importante é sempre prestar atenção aos sinais da criança!

3º   Explique e converse com a criança

Muita gente simplesmente tira a fralda e espera que a criança entenda o que está acontecendo, mas não é assim que funciona. O ideal é sempre conversar com a criança e tentar esclarecer para ela que essa é uma fase de transição, na qual ela precisa aprender a se controlar durante o desfralde noturno.

Usar artifícios lúdicos é uma ótima alternativa para isso, lançando mão de livros, brinquedos ou qualquer abordagem que ajude a criança a compreender tudo melhor.

4º   Esteja pronto para contratempos

Acordar com a cama molhada é algo que certamente vai acontecer algumas vezes, por isso, é melhor estar preparado. A criança precisa de um tempo para entender a mudança e se adaptar.

Nesse caso o mais indicado é forrar a cama com algo impermeável pois os imprevistos vão acontecer algumas vezes ainda.

Outra dica importante é evitar oferecer líquidos para a criança no período da noite e levar a criança para fazer o último xixi logo antes de deitar!

Por fim, tudo o que você precisa é ter paciência e levar o processo com naturalidade, entendendo que os acidentes acontecerão e que faz parte do processo de amadurecimento da criança.

Lembre-se também que não tem uma idade para dar início ao desfralde noturno, o ideal é sempre observar a criança. Algumas conseguem antes, outras depois. O mais importante é ser firme e apoiar o pequeno que logo ele supera essa fase!

Tags: Desenvolvimento, Desfralde, Educação e Comportamento

Enviar comentário

voltar para Educação e Comportamento

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||