Quando e como desfraldar?

Publicado por em 05/08/2014 às 14h08

A primeira coisa que devemos ter em mente é que não há regras para desfraldar, a criança precisar estar pronta e demonstrando sinais para isto, em média algumas crianças podem começar o desfralde com 18 meses, outras com dois anos e outras podem estar preparadas até os três anos.

É importantíssimo lembrar que cada criança é única, portanto não a compare com outras crianças ou com o irmão mais velho. Saiba que o desfralde é um grande marco no desenvolvimento da criança, é quando ela descobre que pode fazer algo que depende somente dela e do seu corpo, ou seja, já tem capacidade física para segurar as suas necessidades.

Quando os pais tentam adiantar o processo, acabam levando mais tempo e tendo muito mais trabalho, isto acaba tornando o desfralde estressante tanto para os pais quanto para a criança.

Quando e como desfraldar?

Como saber se a criança esta pronta para o desfralde?

Observe as seguintes situações no seu filho;

  • Se a criança já anda com firmeza
  • Fica com a fralda seca por pelo menos três ou quatro horas, ou seja, os músculos da bexiga conseguem segurar a urina.
  • Faz cocô em horários mais ou menos previsíveis
  • Reclama de fraldas sujas e molhadas
  • Demonstra com expressões corporais, gestos ou palavras que vai fazer xixi ou cocô
  • Consegue ficar sentado na mesma posição de dois a cinco minutos
  • Segue instruções simples, como: “pegue aquele brinquedo".

  • Entende que cada coisa tem o seu lugar

Não é necessário esperar que a criança faça todas as observações acima para começar a desfraldar, se ela já estiver demostrando duas ou algumas das situações citadas você já pode iniciar o desfralde.

Dicas para começar a desfraldar a criança

Você vai precisar de um equipamento adequado, ou seja, providencie um penico ou troninho para que a criança sinta segurança e fique mais a vontade com ele. Você pode optar também por um redutor de vaso sanitário que pode ser mais prático e não precisa ser lavado a cada uso da criança, assim como se faz necessário no uso do penico. Dependendo da idade que a criança estiver iniciando o desfralde é melhor o uso do penico e deixe o redutor para mais tarde.

Calcinhas e cuecas extras também serão necessários neste processo escolha peças bem legais que as crianças gostam e explique para seu filho (a) que agora já são grandinhos e vão poder usar igual à mamãe ou papai.

Leve a criança junto com você quando for escolher o penico e as calcinhas ou cuecas, deixe a criança ajudar a escolher, mostre para ela como é legal e são bacanas estes novos equipamentos que estão iniciando na vida dela, incentive seu filho!

Coloque na criança roupas fáceis para que elas possam abaixar sozinhas quando forem ao banheiro, evite o uso de macacões ou roupas difíceis, facilite as coisas para elas.

O ideal é deixar o penico em lugar fácil e manter a porta do banheiro sempre aberta, lembre-se que a criança esta aprendendo, portanto o xixi ou cocô podem vir sem muito aviso e é preciso ser ágil.

Comece o desfralde pela fralda diurna, quando a criança estiver ficando sem fralda o dia inteiro e pedindo para ir ao banheiro na parte dia ai sim você pode começar a pensar em tirar a fralda noturna.

Você poderá optar por tirar a fralda diurna de uma só vez ou gradualmente, tirar de uma só vez pode ser mais rápido, mas irá dar mais trabalho para você. Se optar por tirar a fralda de uma vez procure fazer num período que você estará de férias que é um momento onde passará mais tempo com seu filho. Em poucos dias, você pode conseguir fazer o desfralde completo.

Retirar a fralda gradualmente se encaixa melhor na rotina corrida, quando a criança sai para escola, casa da avó e outras atividades sem você por perto.

No inicio a criança não tem muito controle e muitas vezes não sabe como pedir para ir ao banheiro, então pergunte de hora em hora se ela quer ir. Em alguns casos a criança começa a fazer xixi para só depois dizer que quer ir ao banheiro, mas com o tempo elas começam a pedir sem você perguntar.

Como é um aprendizado no desenvolvimento da criança é preciso muita paciência por parte de quem esta ensinando, nada de repreender a criança quando escapar, usar termos como “NÃO faça xixi ai” ou “Filho você não aprende” pode ser traumático para criança que ficará confusa, tenha muita, mas muita paciência.

Criança aprende brincando, por isso tudo fica mais fácil se elas estiverem se divertindo, se ir ao penico for legal e divertido, ótimo, o desfrade será rápido e mais fácil. Com filho vale tudo, tudo mesmo até dar tchauzinho para o xixi, cantar musicas, levar um livrinho ao banheiro, deixe a criança sentir-se a vontade com o novo aprendizado.

A criança nem sempre sabe dizer o que quer fazer e os pais precisam saber que muitas vezes o xixi e o cocô podem vir juntos, por isso no inicio para os meninos é melhor iniciar o desfralde ensinado que ele vá ao banheiro sempre sentado. Depois que já estiver craque ele pode aprender a fazer igual ao papai, para isso use um banquinho porque será preciso aprender a acertar a “pontaria”.

Sempre que a criança pedir para ir ao banheiro, incentive e comemore, faça festa, dê os parabéns, para que ele se sinta motivado a pedir sempre.

Crianças precisam de orientações e explicações, e acreditem elas gostam muito! Explique e mostre o que é e para que serve o papel higiênico, a descarga, enfim o processo todo. Você pode dar esta explicação antes mesmo de iniciar o desfralde dizendo e explicando como será um dia com ela. Deixe- a aprender pela imitação.

Todo o esforço pode ir rapidinho por água abaixo, e o processo atrasar meses e meses, se você perder a paciência e fizer a criança se sentir mal porque o xixi ou o cocô escaparam. Mesmo as crianças mais treinadas têm acidentes de vez em quando.

Mãos a obra e bom trabalho!

Tags: Desenvolvimento, Desfralde, Educação e Comportamento

Comentários

Fernanda Ramos de Lima em 02/03/2016 15:43:57
estava com duvidas como tira.a minha filha das fraldas

Enviar comentário

voltar para Educação e Comportamento

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||