Meu filho tem medo do escuro - O que fazer?

Publicado por em 19/05/2016 às 00h08

A dificuldade de dormir ou apenas estar em um ambiente escuro pode ser desesperador para muitas crianças, e este problema é bastante comum em diferentes faixas etárias. Mas a solução pode ser bem rápida e fácil. Os pais devem estar atentos, pois o que pode ser uma situação aparentemente boba pode gerar traumas e problemas mais graves. Compreensão e acompanhamento é essencial! Saiba mais como fazer com que seu filho não tenha mais medo do escuro. 

Meu Filho Tem Medo Do Escuro

Por que o meu filho tem medo de escuro e outras crianças não? 

O primeiro passo para compreender o medo de escuro entre as crianças é não compará-las. Cada ser humano é diferente e se desenvolve de uma maneira única, com seus medos, receios e formas de superação. Ter medo do escuro é muito comum, ainda mais entre as crianças entre 1 e 3 anos. Após este período, o medo desaparece, na maioria das vezes sem auxílio dos pais.

Contudo, é comum também o medo de escuro voltar pelos 7 anos. É uma faixa etária em que a imaginação da criança está em franca expansão e a compreensão maior do mundo – como as notícias de violência ou os filmes com cenas ameaçadoras, por exemplo – podem se confundir ainda com os contos de fada. A criança passa a ver ameaças onde nem sempre há. É uma fase de distinção do verdadeiro e do imaginário, o que pode levar a ter medo do escuro. 

Saiba que o medo é uma condição comum a qualquer ser humano e faz parte do seu desenvolvimento. É a forma como a mente reage contra algo que possa colocar o indivíduo em risco. O quarto escuro pode desencadear estas reações de medo, com seus sons estranhos, sombras e com a falta de visibilidade, além de uma imaginação fértil.

O medo serve para formar a ideia do que é ou não real. E apenas a criança pode distinguir, com o tempo, a realidade de sua imaginação. Além disso, cada criança tem seu próprio tempo. Forçar a criança a ficar no escuro sem conversar com ela ou criticá-la por não compreender que não há perigo pode complicar ainda mais o quadro e comprometer o seu desenvolvimento. 

Ajude seu filho a superar o medo do escuro

O diálogo é o primeiro passo para ajudar seu filho a superar o medo de escuro. Seja compreensivo e explique que fantasmas ou qualquer outro perigo imaginário, na verdade, não existem. Faça com que ele confie em você. 

Outra dica é confiar à criança tarefas básicas no ambiente em que ela vai dormir, por exemplo, coletar os brinquedos, fazer a cama, etc. Desta forma, a criança pode conhecer bem a dimensão do quarto, o que pode ser menos ameaçador. Além disso, é uma forma de torná-la mais independente e confiante.

Não leve a criança para dormir em sua cama – ainda mais quando estiver na fase dos 7 anos. Isso pode ser contraproducente e atrapalhar o seu desenvolvimento. É importante que crie confiança em permanecer em um lugar como o seu quarto, mesmo no escuro. Uma dica é colocar um pequeno abajur infantil para iluminar parcialmente o quarto – este não deve ficar muito próximo da cama da criança para não atrapalhar seu sono. 

Outra dica é manter a luz do corredor ou da sala, por exemplo e deixar a porta entreaberta do quarto escuro da criança – é uma solução de curto prazo. Uma alternativa, principalmente entre aquelas crianças que têm dificuldades para dormir é permanecer ao lado da cama, no escuro, sem se comunicar com a criança, sem estimular o diálogo, até que durma. Este método é bem eficaz e você só precisará de algumas noites para a criança dormir mais facilmente. 

Quando o medo é muito grande e a criança apresenta desespero ou mesmo quando as técnicas acima não funcionam, mesmo que você já tenha tentado efusivamente, talvez seja interessante buscar a ajuda especializada de um médico ou psicólogo infantil. 

Espero que as dicas ajudem você a passar por mais está fase da vida do seu filho!

Seu filho já teve medo do escuro? Quais estratégias que você encontrou? Deixe um comentário!

 

Tags: Desenvolvimento, Educação e Comportamento

Enviar comentário

voltar para Educação e Comportamento

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||