Dicas para os primeiros dias com o bebê em casa

Publicado por em 05/12/2016 às 00h30

Sua gestação durou nove meses e nesse período você se preparou, leu, pesquisou, conversou com outras mamães, com sua obstetra, com o pediatra, enfim, preparou todos os detalhes para a chegada do bebê e não vê a hora de tê-lo em seus braços desfrutando de toda esta preparação.

Então o grande dia chega e você já começa a perceber que os primeiros dias não são muito fáceis e que aquele mar de rosas, talvez, não exista.  Justamente pensando nisso é que poderá ver a seguir cinco dicas resumidas, para amenizar as situações mais estressantes destes primeiros dias com o bebê em casa.

Momento de amamentar

  Dicas para os primeiros dias com o bebê em casaAmamentar nos primeiros dias é um grande desafio para você e para o bebê pois ele ainda não sabe mamar. Sendo assim a regra número um é a paciência. O ideal é que você peça orientação ainda na maternidade, pois ali existem profissionais habilitado para isto.

Além disso, saiba que é comum que as mamães até fiquem nervosas, mas o importante é não desistir nunca, afinal, o leite materno é rico em todos os nutrientes que darão ao seu bebê um crescimento forte e saudável.

A melhor coisa a fazer é ficar tranquila pois nos primeiros dias com o bebê em casa nem tudo são flores. Então, procure um local silencioso e no qual você fique bem confortável. Assim você vai ver que, em seguida, o pequeno vai se adaptar. 

Hora do banho       

  Dicas para os primeiros dias com o bebê em casaPela fragilidade do bebê, você pode sentir um certo medo de dar o banho nele no início e isso é comum, fique tranquila! A dica nesse caso é escolher, de preferência, um horário do dia que seja mais quente, evitando janelas abertas para não fazer corrente de ar.

Além disso, antes de iniciar o banho, separe tudo que você vai precisar e deixe bem a mão. Em seguida limpe o bumbum e a genitália do bebê com água e algodão, para evitar que suje a água do banho, afinal, você irá lavar a cabecinha e o rostinho dele lá também.

Quanto a água, ela deve estar morna! Saiba que já existem termômetros para banheira, mas você mesmo pode sentir a temperatura com a mão. Utilize sabonete neutro, indicado para bebês.

Higienização do umbigo.

  Dicas para os primeiros dias com o bebê em casaSeu bebê vem para casa com o coto umbilical que, normalmente, leva de 7 a 21 dias para que se solte. Nesse tempo você terá que fazer a higiene para evitar infecções e isso deverá ser feito sempre que você trocar as fraldas do bebê.

Lembre-se de estar com as mãos limpas e faça a higienização com ajuda de um cotonete embebido em álcool 70%, ou conforme orientação do seu pediatra.  Então, basta levantar o coto e passar o cotonete em toda volta. Fique tranquila porque não dói, então o bebê vai sentir somente o geladinho do álcool 70% que você encontra facilmente em farmácias.

 Aproveitando para tirar uma soneca

Dicas para os primeiros dias do bebê em casaNo início, e as vezes este período se prolonga, o bebê dorme espaços curtos de tempo e acorda várias vezes, principalmente para mamar. Você também vai dormir pouco, então um bom conselho é que você aproveite as sonecas do bebê e tente dormir junto.

Esse tempo de descanso é muito precioso para as mamães pois a rotina dos primeiros dias com o bebê em casa não é nada fácil e uma soneca pode ajudar muito!

Participação do Papai

Dicas para os primeiros dias do bebê em casaInclua o papai em tudo que puder, ele é muito importante e deve fazer parte desta nova rotina dos primeiros dias com o bebê em casa. Tirando a amamentação, ele pode fazer todas as outras tarefas tais como trocar fralda, dar banho, fazer dormir e etc.

Lembre-se também de reforçar a despensa de casa uma semana antes do parto pois nos primeiros dias fica complicado sair para ir ao supermercado.

Também não tenha vergonha de ser sincera com os amigos e a família, mas também não esqueça a delicadeza. Todo mundo está ansioso para conhecer o bebê, porém todos têm que entender que a rotina de visitas pode ser realmente exaustiva, afinal, são muitas adaptações.

E curta muito os primeiros dias com o bebê em casa, afinal, passa voando e eles crescem rápido!

 

Tags: Bebê, Educação e Comportamento, Rotina

Enviar comentário

voltar para Educação e Comportamento

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||