O desafio de ser uma mãe solteira

Publicado por em 20/11/2016 às 19h51

 O desafio de ser mãe solteira

Ser mãe solteira é uma realidade para muitas mulheres atualmente, independentemente da razão pela qual o pai não se faz presente. Entretanto, embora não seja uma tarefa fácil, é possível encarar essa situação com sabedoria e criar filhos felizes.

Isso porque é claro que ser mãe solteira não é o sonho de nenhuma mulher, entretanto, é uma realidade para muitas. O fato é que muitas mulheres se vêm gravidas e sem poder contar com os pais dos seus filhos e essa é uma realidade cruel no país.

Acontece que muitos pais apenas registram os filhos, mas mesmo assim existe a ausência parcial ou total de sua presença na vida da criança. Os dados a respeito disso são chocantes e, segundo o IBGE, cerca de 40% dos lares do nosso país são chefiados por mulheres sem companheiros ou maridos.

O pior é que muitas mulheres ainda se sentem envergonhadas pelo status de mães solteiras, principalmente quando o homem se recusa até a conceder o direito do bebê de ter seu nome no registro.

Outra coisa comum é que as mulheres prefiram criar seus filhos sozinhas do que ter que passar por exames de paternidade, que os pais exigem algumas vezes, para evitar humilhações ou até mesmo para não expor a criança.

O fato é que o que as mães solteiras tem que ter em mente é que essa situação toda só deveria ser vergonhosa para o homem que não assumiu e honrou seu compromisso!

Mães solteiras e o abandono de mulheres grávidas!

O fato é que o machismo está fortemente presente na nossa sociedade e é isso que faz com que as mulheres sintam vergonha de serem mães solteiras. Entretanto, quem deveria sentir vergonha ou passar por humilhação são os homens que abandonam uma mulher que está gravida do seu filho.

Os motivos que levam uma mulher a encarar uma gravidez sozinha são muitos e independentemente disso, o desafio a ser encarado é muito grande.

Então seja por uma gestação não planejada, por causa de um relacionamento abusivo, por uma gestação que decorre de uma violência ou pelo simples desejo de ter uma produção independente, a mulher precisa de apoio, mesmo que ele não venha do progenitor do seu filho.

Toda mulher sabe que ser mãe, por si só, já é um ato de coragem e que não é uma tarefa nada fácil. Então, o desafio de ser mãe solteira deve ser muito respeitado, afinal, o que a mulher encontrará pela frente será um caminho bem tortuoso.

Mas então, quais as batalhas que as mães solteiras enfrentam?

Sem dúvida um dos maiores desafios das mães solteiras é tentar, de alguma forma, compensar a ausência da figura paterna. Muitas mulheres acabam fazendo isso através da superproteção e acabam isolando a criança do convívio e da vida social.

Obvio que essa é uma das atitudes mais bem-intencionadas que existe, mas, pode gerar efeitos indesejáveis para a personalidade da criança. Isso porque uma criança que sofre superproteção tende a não desenvolver sua autonomia, capacidade de decisão, e iniciativa. Além disso, outro efeito negativo é que a criança pode se isolar do convívio social ou até se tornar agressiva.

Então, como lidar com o processo de ser uma mãe solteira?

Que não é nada fácil o processo de ser mãe solteira todos nós sabemos, mas o que as mulheres nessa situação devem fazer é, primeiramente, buscar apoio e encorajamento nos familiares para não se sentir só.

Além disso, é importante aproveitar o sentimento da maternidade pois isso ninguém pode tirar de você.

Buscar se valoriza também como mulher, filha e amiga é fundamental, afinal, mesmo gerando uma criança, vocês são indivíduos diferentes e, antes de ser mãe, você já era um ser completo.

Por fim, tente não transferir as frustrações da situação para a criança e pense sempre em aproveitar ao máximo essa experiência, transmitindo amor e proteção incondicionais.

Acredite em você e boa sorte na jornada de mãe solteira!

Vanessa Motta Reis

Categoria: Maternidade
Tags: Maternidade, Mãe Solteira

Enviar comentário

voltar para Diário de Mãe

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||