Incentivando a leitura desde cedo

Publicado por em 25/03/2015 às 21h26

Incentivando a leitura desde cedoSabemos que a leitura traz diversos benefícios a criança como ajudar a estimular a fala, a ampliação do vocabulário, um melhor desempenho escolar, a criança que lê escreve melhor e tem mais senso crítico, por isso é importante que a leitura esteja presente na vida da criança desde os primeiros meses de vida.

Mas como incentivar as criança a leitura já que estamos vivendo num momento onde os brinquedos cada vez mais tem recursos tecnológicos que ganham a atenção das crianças em questão de segundos?

De fato não é uma tarefa fácil, mas podemos interagir com nossos filhos tornando o momento da leitura uma atividade divertida para que a criança tenha prazer em ler, aqui em casa a Malu começou cedo com livrinhos, ela tinha apenas seis meses, apesar de eu não ser nenhuma devoradora de livros sempre incentivei.

No começo o livro era usado como brinquedo, por exemplo, no banho sempre tinha um livro, e no meio dos brinquedos também, eram livros só de figuras grandes e coloridas que chamavam a atenção, não tinham historinhas, essa é uma fase em que os livros ajudam a estimular a fala sempre mostrávamos a figura e falávamos devagar o nome do bicho para ela, é importante pronunciar os nomes das figuras ou bichos sempre corretamente e devagar e sem forçar a criança, nesta fase a criança está conhecendo tudo ao seu redor e presta atenção, mas não se iluda ela não vai sentar e passar muito tempo nesta atividade, mesmo assim deixe o livro sempre por perto, no meio do seu convívio com os brinquedos.

Com mais ou menos um ano e meio, quando a Malu começou a falar algumas palavrinhas e já entender algumas coisas, começamos a ler com ela a noite antes de dormir, como o papai passava o dia todo no trabalho a noite era ele quem fazia a leitura, Malu adorava esta atenção do pai talvez por ter um tempo só dela com ele. Antes que eu me esqueça era sempre o mesmo livro, a mesma historinha!

Hoje a Malu está com quatro anos e gosta muito de livros, está começando a aprender as letrinhas e os números na escola, ela fica toda feliz quando reconhece um letrinha no livro principalmente se for a letrinha “M” e mãe sabe como é né, fica toda boba!! Espero que este interesse por livros continue para sempre.

Vou deixar aqui algumas dicas do que já fizemos (mamãe e papai) com Malu para incentivar os livros e a leitura aqui em casa, vamos lá?

Como incentivar a leitura das crianças

  1. Uma dica muito bacana é fazer atividades com seu filho que possa estar relacionada com um livro, uma leitura sobre animais fica ainda mais interessante depois que a criança teve a oportunidade de visitar o zoológico e ver de perto os bichos, fizemos isto e foi ótimo.
  2. Se a criança estiver em fase de alfabetização, misture a leitura com uma brincadeira, leia junto com ela e depois peça para ilustrar o livro ou ainda você pode ler e pedir que a criança faça representações da história lida.
  3. Leve seu filho a uma livraria, escolha um livro juntos e aproveitem para ler no local, deixe ele curtir o ambiente e ver que a leitura está presente no dia a dia de muitas pessoas.Algumas livrarias, inclusive, têm espaços para leitura (sem que os livros precisem ser comprados!).
  4. Apresente uma biblioteca para o seu filho. Hoje, nas grandes cidades, muitas livrarias e bibliotecas públicas oferecem atividades específicas para as crianças. E esse programa ainda é de graça.
  5. Em casa guarde os livros num local de fácil acesso para a criança, assim sempre que quiser ela se sentirá a vontade para pegá-lo.
  6. Lembre-se a leitura deve ser uma escolha e não uma obrigação, a criança precisa sentir prazer, portanto deixe-a escolher o livro que ela quer ler, respeite esta escolha, mesmo quando você gostaria que o livro fosse outro.

A leitura estimula a imaginação da criança e como elas tem imaginação de sobra aproveite para participar deste mundo delicioso da imaginação com seu filhos. Incentive! Estimule!

Mamãe
Vaness Motta Reis

Categoria: Filhos

Comentários

Vanessa - Bebê123 em 19/05/2015 22:16:31
Maria das Graças, nesta idade o ideal são os livrinhos de tecido e também os de plástico que pode ser usado no banho. Como nesta idade ainda não sabem ler, comece incentivando ela a gostar do livro colocando ele junto com os brinquedos, procure por livrinhos com gravuras grandes e que tenham texturas, tem também os de papelão que são bem duros, você encontra em lojas de bebê (artigos infantis) ou em livrarias como Saraiva e Nobel. Para minha filha Malu comprei nas lojas Alô Bebê.
Dá uma olhadinha neste link que tem algumas sugestões para a idade, bjs.

http://www.bebe123.com.br/educacao-e-comportamento1360755412/livros-infantis-para-cada-faixa-etaria.html
maria das graças brito oliveira pinto em 19/05/2015 15:43:16
quero incentivar minha neta de 1 sno e meio as gostar de leitura. Que livrinho devo comprar para ler com ela?

Ela gosta de ragar livro. Teria que ser livrinod que não rasgue.

Enviar comentário

voltar para Diário de Mãe

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||