Deixe o pai participar!

Publicado por em 20/11/2016 às 22h06

Deixe o Pai participar!Não é uma novidade para ninguém que as mamães concentram a maior parte das atribuições quando o assunto é o bebê e, claro, isso é muito cansativo e exaustivo. Entretanto, é preciso admitir que um pouco da responsabilidade de disso é dessas mamães que acabam não deixando os pais fazerem essas tarefas.

Isso é algo mais comum do que se pode imaginar porque muitas mulheres querem que o papai faça as coisas do seu jeito. Acontece que cada pessoa tem o seu jeito de fazer uma tarefa e, se a mamãe ficar sempre interferindo, o pai não vai mais se sentir confortável e realizar essas funções.

E mais, ninguém está falando aqui que o pai está ajudando, pois assim como a mãe ele também tem obrigação e responsabilidade pelos cuidados como filho. Entretanto, muitos acabam excluídos dessa participação, justamente pelo fato de que as mães querem que tudo seja feito do seu jeito, e isso é muito chato para qualquer pessoa.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, temos a ideia do pai como um cara bagunceiro, que não lembra os horários das refeições ou que não dá os alimentos corretos para a criança. E mesmo quando a situação não é essa, as mães têm certa dificuldade de desapegar do controle.

O fato é que essa imagem tem que acabar pois os pais têm participado cada vez mais da criação dos filhos e até mesmo dos cuidados do lar, o que é ótimo, visto que atualmente ambos trabalham fora e contribuem da mesma forma para as despesas.

Então, já passou da hora de parar de reforçar essa ideia de que os papais só fazem as coisas erradas e começar a entender que talvez não seja uma maneira incorreta, apenas a maneira deles.

É preciso deixar o pai participar

Todo mundo sabe que não existe um manual para ensinar a ser pai ou mãe, não é mesmo?! Entretanto, desde a gestação as mães tendem a se envolver mais com os processos e, claro, existem coisas que somente as mamães podem fazer, como amamentar no peito, por exemplo.

É por isso que muitas mulheres acabam tomando para si todas as tarefas que envolvem a maternidade, porém é preciso lembrar que o pai pode ajudar, e muito, com elas, desde que as mães permitam.

Ok, é complicado ver as coisas sendo feitas de outra maneira, uma maneira diferente daquela que você está acostumada a fazer, é compreensível. Entretanto, com o tempo você se acostuma e essa é uma excelente alternativa para você aproveitar esse tempo para você.

Isso mesmo! Aproveite o tempo em que o papai está dando um banho no bebê e tome um banho você também, tranquilamente. Na hora de sair de casa, fique curtindo seu bebê enquanto o papai arruma a bolsa da criança para o passeio.

Além disso, quando o pai estiver fazendo alguma coisa, confie. Não fique na porta do quarto cuidando de ele está fazendo certo, não revise a bolsa do bebê que ele arrumou e deixe que ele banhe a criança sozinho, auxiliando somente se ele pedir.

Claro que no começo podem acontecer alguns imprevistos, que algum item pode estar faltando na bolsa ou que o banho do bebê demore um pouco mais pela falta de prática.

Entretanto, com o tempo, essas tarefas vão se tornando mais simples para o papai e ele conseguirá realiza-las melhor, desde que a mulher dê autonomia para que o pai aprenda como fazer!

O mais importante de tudo é que as mamães se lembrem que também não nasceram sabendo e ter paciência para ajudar e ensinar os papais a participarem, dividindo as tarefas!

Então, deixe o pai participar!

Vanessa Motta Reis

Categoria: Maternidade
Tags: Maternidade, Paternidade

Enviar comentário

voltar para Diário de Mãe

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||