Como ser uma boa influência para minhas filhas

Publicado por em 27/08/2016 às 15h25

Uma mãe levou seu filho a Gandhi e solicitou:

- Mestre diga ao meu filho para não comer muito açúcar, pois faz mal à saúde!

Gandhi, depois de uma pausa, pediu:

-Volte com seu filho daqui há duas semanas.

Duas semanas depois quando ela voltou com o filho, Gandhi olhou bem fundo nos olhos do garoto e disse:

- Não coma muito açúcar, pois faz mal à saúde!

Agradecida, porém sem nada compreender a mulher perguntou:

- Mestre, por que me pediu para voltar somente depois de duas semanas?

Gandhi respondeu:

-Há duas semanas eu estava comendo açúcar. Não posso pedir aos outros, aquilo que eu ainda não pratico!

 

Como ser uma boa influência para minhas filhas 

Gandhi, mais uma vez, demonstra sua sabedoria em trazer para nós a essência do que é ser influente na vida de alguém... 

Não é possível ser influência sem dar exemplos, este é para mim o grande segredo!

E quero acrescentar aqui algo que já disse em um post anterior: criamos nossos filhos para a vida e eles tem, desde o nascimento, sua própria essência e, mais cedo ou mais tarde, sua própria opinião e, certamente, ela será dada com base naquilo que aprenderam com a gente. Nossos filhos aprendem observando, e para mim a incoerência é um fator decisivo para que minhas filhas não vejam em mim um exemplo a seguir. Portanto, o segundo segredo: autenticidade!

Procuro ser eu mesma: com meus defeitos, com meus limites, com minha capacidade de amar e perdoar e sempre, quando elas ou alguém questionar, serei firme ao dizer que sempre procurei fazer o melhor, dando o melhor de mim; Com o tempo minhas filhas saberão que não sou perfeita em tudo, mas que sou perfeita do meu jeito!

Serei para elas sempre um porto seguro: o lugar para onde elas podem voltar sempre que a vida as fizerem enfrentar alguma coisa inesperada ou oposta aquilo que elas querem; em qualquer tempo isto acontece; quando perdem no jogo da escolinha, quando não conseguem tomar o brinquedo do amiguinho, quando não é aceita em determinado grupo; a vida social inicia este aprendizado cedo.

Quero que me vejam como uma mãe acessível, paciente e simples, aprendendo, desde cedo, a ouvir, com real atenção, o que para elas é importante. Quero aprender a me interessar pelo que elas se interessam e ser verdadeira ao dizer que não entendo ou não compreendo isto ou aquilo e pedir para ser ensinada.

Filhas, seja como for, goste do que goste, faça o que faça, desde que não seja ilegal ou anti-ético, respeitarei o seu modo de ser. E como mãe, quero ser respeitada; quero ensina-las a compartilhar da minha amizade , mas que nunca confundam os limites e que reconheçam esta diferença.

Permito-me não me culpar por não acertar todas as vezes e sempre que tiver condições de compreender, serei humilde para pedir desculpas, quando estiver errada, da mesma forma ensinarei a vocês pedirem desculpas, quando cometerem erros.

Sempre que possível, elevo minha auto-estima para ensinar a minhas filhas que as pessoas também devem ser admiradas e valorizadas. Em todas as oportunidades que eu tiver quero incentiva-las a caminharem sozinhas e as serem independentes, quero que aprendam a fazer suas escolhas mas sempre mostrando que elas podem ter consequências  e que serão responsáveis por elas.

Crie seu filho para ser um bom amigo, um bom namorado, um bom pai, um bom profissional, um bom vizinho. Mostre a seu filho, através de seus atos, como se faz. E sempre, sempre que possível, esteja bem humorada, com um sorriso no rosto, com uma gostosa e sincera gargalhada, de braços abertos para recebê-lo com alegria.

Da mesma forma, sempre, sempre que a vida o fizer chorar, esteja junto dele e com calma, com respeito e com carinho, na primeira oportunidade, junto com ele, analise se as lágrimas foram causadas por ele mesmo...

Ser uma boa influência na vida de alguém, na vida de um filho, é ser uma pessoa sensata, centrada, capaz de perceber a realidade como ela realmente é e, com perseverança e otimismo, mudar o que precisa ser mudado ou adaptar-se àquilo que foge ao nosso domínio.

E é  assim que espero ser a melhor influência para minhas filhas.

Categoria: Maternidade

Comentários

Vanessa em 29/08/2016 09:11:57
Queria um cardapio para fazer a semana toda para minha bb de move meses

Enviar comentário

voltar para Diário de Mãe

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||