Geração Z: o que isto significa?

Publicado por em 20/03/2017 às 21h00

Entenda a Geração ZFones de ouvido, televisão ligada e um livro aberto para os estudos, enquanto escreve um trabalho escolar. Essa é uma cena muito comum entre os jovens nascidos entre 1980 e 1990.

Essa é a geração que alguns especialistas denominaram de Geração Z, que nada mais é do que uma geração que nasceu sob a forte influência da internet e o boom da tecnologia.

Assim sendo, a rotina da geração Z gira em torno da tecnologia e de todos os rápidos avanços que ela oferece para o mundo moderno. 

Mas afinal, como vive a geração Z?

O mundo da geração Z é virtual e tecnológico. Para essas pessoas, é praticamente impossível imaginar um mundo onde não exista internet, computadores, celulares, videogames e etc.

Dessa forma, a vida das pessoas dessa geração é cheia de muita informação, afinal, tudo é noticiado em tempo real e, na maioria das vezes, esse grande volume de informação se torna obsoleto rapidamente, gerando a necessidade de consumir cada vez mais.

O que acontece é que, se por um lado a vida tecnológica e virtual é muito bem desenvolvida, a vida real pode ser um pouco prejudicada, afinal, as habilidades em relacionamentos interpessoais não são o forte dessa geração.

Sendo assim, a geração Z costuma viver virtualmente aquilo que a vida real não permite. Talvez isso justifique a grande paixão dessa geração pela fantasia e jogos onde podem ser o que querem, sem repressão.

E quais as características da Geração Z?

A obsolescência é a palavra-chave comum dos membros dessa geração. Os rápidos avanços tecnológicos apresentados na atualidade acabam condicionando os jovens perder o interesse e deixar de dar valor para as coisas de forma muito rápida.

Tudo isso começa ainda muito cedo, quando esperam o ano inteiro para ganhar um determinado brinquedo e acabam perdendo o interesse pelo mesmo apenas dois dias depois.

Outra forte característica dessa geração são os problemas de interação social. A maioria das pessoas dessa geração sofrem bastante com dificuldade de expressão não comunicação verbal e isso acaba gerando diversos problemas. Esses problemas são ainda mais fortes com a geração Y, que a geração anterior à sua.  A dificuldade de ser ouvinte também é uma característica dessa geração.

Já quando o assunto é carreira, sucesso profissional e estudos formais, essa geração sempre se mostra um tanto desconfiada, afinal, para eles, isso parece um tanto distante e vago.

O mais chocante é que especialistas afirmam que, por causa disso, poderá haver uma escassez de cientistas e médicos por volta do ano de 2020.

A geração Z também é conhecida como Geração Silenciosa. Isso se deve ao fato de que estão sempre usando fones de ouvidos, seja no ônibus, na faculdade ou em casa mesmo.

Muitas vezes as pessoas dessa geração tendem a ser considerados egocêntricos e que se preocupam somente consigo, afinal, não tem habilidade para ouvir os demais.

Os problemas da Geração Z

Assim como todas as gerações anteriores a Geração Z também passará por problemas, principalmente quando o assunto é a sua vida profissional. O problema é que a sua agilidade de pensamento, juntamente com a sua incapacidade para a linearidade podem ser extremamente vantajosos em algumas áreas.

Entretanto, nas áreas que exigem maior seriedade e concentração podem oferecer uma grande dificuldade. Porém, o caminho natural é o amadurecimento e, com esse passar dos anos, vem também o senso de responsabilidade que esses jovens precisam.

Já no que diz respeito a sociedade e a atuação política desses jovens, esse pode ser um aspecto um tanto preocupante. Isso porque existe uma grande quantidade de informações desnecessárias e itens tecnológicos que acabam distraindo essas mentes, tornando-as um tanto alheias aos acontecimentos do mundo à sua volta.

Obviamente, assim como todas as outras, a Geração Z tem suas peculiaridades, características e dificuldades, basta saber lidar com eles.

 

Tags: Adolescente, Criança, Desenvolvimento, Geração Z

Enviar comentário

voltar para Desenvolvimento

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||