Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança

Publicado por em 15/10/2014 às 00h27

Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança Infância é sinônimo de brincar. Mas em um mundo tão competitivo, muitos pais se esquecem desse fato. Lotam a agenda do filho com cursos e não deixam espaço para a brincadeira livre. Esquecem completamente das horas de lazer das crianças, e que são super necessárias para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos pequenos.

Sabe o que o ato de brincar faz por uma criança? Desenvolve o raciocínio, a memória, a habilidade física, as emoções e a coordenação motora. Além disso, estimula a imaginação e a sociabilidade. Segundos os especialistas, brincar na infância faz a criança se tornar um adulto completo, com bom desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.

Mais um benefício: a brincadeira também é uma forma de expressão na infância. Muitas vezes, quando ainda não desenvolveu a linguagem oral ou a escrita, a criança pode usar a brincadeira como uma forma de interagir com o mundo. Dessa forma, mesmo sem usar a fala ou a escrita, ela pode contar sobre suas necessidades, sentimentos, sobre o que entende do mundo e como vê sua própria realidade. Por exemplo, se ela estiver com medo ou triste, pode transferir os seus sentimentos para uma boneca. Vai dizer que a bonequinha está chorando ou assustada pelo mesmo motivo que ela de outra forma, já que não consegue explicar usando palavras. Por isso, brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança.

Crianças devem brincar todos os dias

A criança que não brinca tem grandes chances de se tornar um adulto dependente, egoísta e pouco criativo. Por isso, ela precisa ter um tempo livre para brincar do que quiser, seja pular corda ou montar quebra-cabeças. E você pode participar mesmo que tenha pouco tempo, afinal atitudes como dançar no meio da sala não é tão difícil e será um divertimento para o seu filho. O ideal é que a criança brinque todos os dias, não importa se sozinha, com irmãos, amigos ou com os pais ou outro adulto. A brincadeira em família é muito boa para o seu desenvolvimento e também para fortalecer o vínculo afetivo. Afinal, em um jogo, por exemplo, o filho pode expor suas opiniões, fazer negociações, questionar o pai. E todos da família têm a chance de se conhecerem melhor.

Adultos que imaginam que não saibam mais brincar ou que precisam encher a casa de brinquedos precisam saber que não é bem assim. A criança se diverte muito facilmente com poucos objetos e às até nenhum. E muitas vezes preferem objetos da casa como potes, paninhos, os sapatos da mãe para brincar. Você pode até ter perdido a capacidade de fantasiar, mas a criança tem isso em excesso é pode lhe ajudar a entrar na brincadeira. Deixe se levar por ela e não acredite que precise de mais do que seu corpo para se divertir. Quando se cansar, lembre o quanto brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança.

 

Como brincar com uma criança

Não há uma receita de como brincar. O ideal é diversificar as atividades, como por exemplo, brincar dentro ou fora de casa, com ou sem brinquedos, com outras crianças ou não. Conheça aqui algumas sugestões de brincadeiras, separadas por faixa etária, para você fazer em casa e também se inspirar para criar mais variedades.

De 0 a 3 anos

Cantar (para a criança e junto com a criança)

Tocar instrumentos

Fazer cócegas e caretas

 

De 3 a 6 anos

Brincar de faz de conta (levando em conta a fantasia da criança)

Usar blocos de montar ou mesmo carta de baralho para criar castelos

Brincar de detetive, escondendo objetos para que a criança o encontre

 

Mais de 6 anos

Andar de bicicleta – melhor se for a família toda

Brincar com jogos como dominó, damas, banco imobiliário, por exemplo

Criar trava línguas

Fazer imitações

 

Em todas as idades

Fazer brincadeiras com massinha

Brincar com tintas, pintando de várias maneiras e com vários materiais

 Construir algo com materiais inusitados como sucatas, papel ou blocos de montar.

Tags: Brincar, Criança, Desenvolvimento

Enviar comentário

voltar para Desenvolvimento

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||