Desenvolvimento do bebê: Cores, luzes, ação e muita emoção

Publicado por em 26/06/2018 às 20h13

O desenvolvimento do bebê: Cores, luzes, ação e muita emoção!

Todas as fases do desenvolvimento dos bebês são muito empolgantes! No entanto, talvez a mais agitada e cheia de emoções seja a primeira infância.

Seu bebê começou a engatinhar e está descobrindo o mundo! Tudo é uma novidade para ele, nesta fase é preciso muita atenção e carinho dos pais.

Acompanhe de perto o seu filho, ele vai precisar de muitos estímulos. Os cinco sentidos estarão a todo vapor, sendo usados para entender como o ambiente funciona.

Aprenda nesse texto como você pode estimular o bebê nessa fase, ajudando no seu desenvolvimento motor e intelectual!

Um enorme mundo novo

Apesar de empolgante, esse ambiente a ser descoberto pode também trazer ansiedades para o bebê. É comum que na fase do descobrimento eles fiquem mais carentes. Isso porque, quando confrontados com tantas novidades, eles sentem a necessidade de buscar algo seguro e conhecido. Ou seja, o colo da mamãe e do papai.

Nesse momento, ele precisa de apoio e encorajamento. Os bebês aprendem habilidades de duas formas: através da experimentação e através de imitação. Então, além de deixar o bebê explorar a casa, é necessário que os adultos interajam constantemente com ele.

Gestos e habilidades motoras

A primeira comunicação do bebê com o adulto é feita através de gestos, é quando os primeiros sinais de linguagem começam a aparecer.

Os primeiros gestos são aprendidos quase que por acidente. Quando o bebê tenta alcançar um objeto e os pais o levam para mais perto, ele aprende que pode apontar para coisas que deseja.

Quando conversam com o bebê, os adultos também costumam gesticular. Assistindo aos pais, a criança tentará imitar os movimentos das mãos, mesmo não atribuindo significado para eles ainda.

Esse processo é importantíssimo para o desenvolvimento das habilidades motoras. Aos poucos, a criança vai aprendendo como controlar melhor os dedinhos e as mãos. É isso que vai possibilitar que, um dia, ela desenhe e escreva.

Sabores e cores

Não se engane: seu bebê colocará tudo que achar na boca. É justamente por esse comportamento ser normal e necessário para o desenvolvimento da criança que é preciso ter atenção com brinquedos e outros objetos pequenos.

A boca é responsável pela primeira interação do bebê com o mundo, durante a amamentação. E por muito tempo ele ainda usará a boca e o paladar para entender o seu ambiente.

Assim que a criança estiver consumindo alimentos diferentes do leite, é importante oferecer uma boa variedade de sabores ao pequeno. Dessa forma ele pode começar a desenvolver o paladar.

Da mesma forma, as cores chamarão muita atenção. O bebê quer pegar e analisar (e colocar na boca) tudo que é colorido.

Mesmo que seu filho ainda não fale, não é muito cedo para começar a falar o nome das cores para ele. Aliás, conversar com a criança é essencial.

Conversando com o seu bebê

Uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer para auxiliar no desenvolvimento da criança é conversar muito com ela. Mesmo que o bebê seja muito novo para entender o significado das palavras, seu tom de voz é familiar e reconfortante para ele.

Quando os bebês começam a tentar falar, isso significa que ele já percebeu que os adultos têm uma forma mais eficiente de mostrar o que querem do que apontar ou chorar. Ele está tentando fazer parte dessa comunicação.

Então, sempre converse muito com o bebê. Diga o nome das coisas que você mostra para ele e fale com ele durante o dia. É assim que a criança aprenderá o significado das palavras, possibilitando um mundo inteiro de aprendizado mais tarde.

O importante é aprender brincando

Cada criança tem o seu tempo quando se trata do desenvolvimento e da aquisição de habilidades. Interagir com o mundo é algo completamente novo, que também pode ser assustador.

Por isso a companhia dos pais é tão importante nessa fase. Você é o responsável por tornar essa aventura mais segura e confortável para os pequenos. Por isso, muita paciência, empatia e atenção.

Crie jogos com cores, sabores, sons e gestos para estimular a criança sem nenhum tipo de pressão. O uso de brinquedos e livros de história fazem maravilhas, pois incentivam o aprendizado através da diversão.

Não esqueça de garantir que a casa é segura para as explorações do bebê e deixe que ele experimente! Boa sorte e não esqueça de registrar tudo nesse período tão rico para a família.

 

Amanda R. Comício - psicóloga e educadora

 

Tags: Bebê, Brincar, Desenvolvimento

voltar para Desenvolvimento

left tsN center fsN bsd c15n show fwB b10s|left fwR tsN b10s bsd|left show fwR normalcase tsN bsd b10s|bnull||image-wrap|news login uppercase fwB|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase c05 fwR|tsN fwR normalcase|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||