Desenvolvimento 0 – 12 meses

Publicado por em 08/08/2013 às 17h35

Desenvolvimento 0 a 12 meses

Desenvolvimento 0 – 12 meses

É muito importante que os pais saibam como estimular seus filhos e que todo o desenvolvimento da criança seja acompanhado pelo Pediatra.

Primeiro mês Já consegue fixar o rosto da mãe (pois ela é sua referencia mais próxima), é comum acompanhar ruídos e objetos com os olhos. Ainda não interage com brinquedos, mas pode receber estímulos auditivos. Cante para o seu bebê!

Segundo mês Já reconhecem e distinguem as pessoas que estão a sua volta, principalmente os pais. Começam a sustentar um pouco a cabeça e esboçam os primeiros sorrisos aos seus cuidadores.

Terceiro mês Sustenta a cabeça espontaneamente, emitem os primeiros sons (aqueles barulhos indescritíveis que as mamães adoram e fazem os pais babarem). Reage a barulhos, arregalando os olhos. A visão esta melhorando e a partir de agora enxerga colorido. A grande descoberta são as mãozinhas.

Quarto mês O tronco já esta um pouco mais rígido, o que facilita manter o pescoço com firmeza (muitas vezes, estando de bruços, já é capaz de rolar no chão sozinho). Riem alto e tentam segurar objetos com a mão. Ele também usa o corpo todo para se comunicar e respeita o tempo de fala do interlocutor. Aproximam tudo da boca.

Quinto mês Já é capaz de pegar o que quer, até então, eles só conseguiam segurar o que era posto em suas mãos. O bebê começa a ficar sentado com apoio (que pode ser uma almofada), essa posição ajuda a fortalecer a coluna vertebral. Nessa fase o bebê leva tudo à boca, esta é a maneira de experimentar e descobrir objetos, é também o momento do mordedor, pois este ato pode estar associado à sensação de coceira na gengiva.

Sexto mês Colocar o pé na boca é um gracioso comportamento desta fase, começa a diferenciar as diferentes tonalidades de voz (bravo ou alegre) e reage diferentemente a cada uma delas. Brinquedos que imitam os sons dos animais e com luzes são interessantes para esta fase.

Sétimo mês Provavelmente seu bebê já senta sem apoio e tenta pegar objetos que estão fora do seu alcance, também transfere objetos de uma mão para outra prestando atenção aos movimentos. Gosta de soltar os brinquedos no chão para ouvir seu barulho ou simplesmente para ver alguém pegando o brinquedo de volta, imitam sons da fala, nesta fase também demostra medo com pessoas estranhas, já começa a se arrastar ou engatinhar.

Oitavo mês Seu equilíbrio já melhorou, ficam sentados por mais tempo e mantêm-se firmes mesmos com outros estímulos ao redor. Reclama quando é contrariado, aponta para objetos e vai atrás daqueles que despertam sua atenção, descobre os prazeres da musica e mexe o corpinho para acompanhar o ritmo. Fala “papá e mamã” para os pais sem especificar.

Nono mês É a fase do engatinhar e já arriscam ficar de pé apoiando em lugares que lhes passem confiança, ficam eufóricos quando colocados em frente a um espelho, pois já reconhecem sua imagem. Usam o movimento de pinça (mãos) para pegar objetos pequenos, balbuciam sons e não mais os estridentes gritos.

Décimo mês São capazes de reconhecer quem faz parte do seu dia a dia e com isso estranham as pessoas, respondem ao nome e já entendem o “não”, mostra o que quer com gestos, dá tchau com a mão e andam segurando nos móveis. (Os pequenos têm entre os 10 e 18 meses para aprenderem a andar sozinhos).

Décimo primeiro mês Querem fazer muitas coisas ao mesmo tempo, como participar de brincadeiras com gestos ou imitar as ações de outras pessoas, entendem instruções simples, conseguem colocar objetos dentro de um recipiente, arriscam ficar de pé sozinho por alguns segundos (querem andar apoiadas as mãos dos pais).

Décimo segundo mês Engatinhando ou andando os bebes dessa idade estão louco com a liberdade de se mover e com a mobilidade. Eles querem andar, não param quietos e querem pegar tudo que não está ao seu alcance, imita as ações dos outros (faça cócegas nele que ele irá fazer cócegas em você), mostra o que quer com gestos e é capaz de entender e cumprir simples instruções bebe líquidos no copinho, são capazes de entender palavras e reconhecer nomes de objetos mais comuns.

Lembrem-se, crianças apresentam diferenças e uma pode desenvolver em certas áreas antes que outras ou um pouco mais tarde.

Se você acha que o seu filho está muito atrasado, contate o seu pediatra.

Tags: Desenvolvimento

Enviar comentário

voltar para Desenvolvimento

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||