Lua de Leite

Publicado por em 31/07/2018 às 12h31

Lua de Leite

Lua de Leite é o período necessário para que a mulher que acabou de se tornar mãe possa conhecer e aprender a se relacionar de maneira tranquila e satisfatória com seu bebê. 

Em geral, o início da maternidade é bastante desafiador, pois quando o bebê chega começam novos e grandes desafios em relação ao seu cuidado, e esse momento de adaptação é o que irá propiciar o estabelecimento dessa relação.

A mulher e sua família precisam se habituar a todas as mudanças que vão ocorrer nesse momento, por isso, é muito importante esse tempo de adaptação para que a mãe e seu bebê possam se conhecer, o que irá facilitar o fortalecimento do vínculo mãe-bebê e propiciar uma melhor adequação à nova vida e à nova rotina.

Nesse primeiro momento da relação entre a mãe e seu bebê, é importante que a mulher se desligue do mundo externo, que possa dedicar-se exclusivamente ao cuidado de seu filho, esquecendo o relógio e as demais obrigações.

Para isso, é importante que a mulher tenha uma boa rede de apoio que possa auxiliá-la e acolher as suas dificuldades. Essa rede de apoio será composta principalmente por pessoas próximas como marido, mãe, sogra, amigos e demais familiares que darão sustentação à nova mãe.

Durante toda a experiência da maternidade, mas principalmente na lua de leite, é muito importante o contato pele-a-pele entre a mãe e seu bebê, o que também pode ser feito pelo pai, pois esse toque da pele do bebê com seus cuidadores facilita a vinculação afetiva nessa nova família.

Atualmente, muitas mulheres ao terem seus filhos procuram limitar a quantidade de visitas na maternidade e até mesmo logo que chegam em casa, e isso é um fator que lhe auxilia a vivenciar plenamente sua lua de leite, já que possibilitará que essa mãe tenha tempo sozinha com seu bebê e com as pessoas mais próximas para poder aprender a cuidar do seu filho e se sentir mais segura e confortável com a experiência da maternidade.

É muito importante que a mulher possa se dedicar exclusivamente ao bebê, principalmente no início dessa experiência da maternagem, que se permita viver todas as emoções sem julgamentos, que deixe a experiência acontecer livremente, sem cobranças.

Além de tudo, a lua de leite é um momento necessário que irá facilitar o estabelecimento do aleitamento materno e permitirá que a mulher restaure as condições do seu corpo que foram drasticamente modificadas durante a gestação e recupere toda a energia dispendida durante o parto.

O início da maternidade é um grande desafio para a mulher e para a nova família, sendo que para que as coisas possam fluir com mais tranquilidade é necessário reduzir as cobranças e poder se ajustar à nova realidade, na qual a família irá aprender a cuidar desse novo membro.

Assim, a lua de leite é muito importante para que a mulher possa se sentir mais confiante na sua maternidade, para que se permita construir aos poucos a sua forma de maternar e possa dessa forma descobrir nessa relação como é ser mãe.

 

Vanessa Ferreira
vanessaferreirapsico@gmail.com
/vanessaferreirapsicologaperinatal/
@vanessaferreirapsico
(11) 98233-8879
(11) 2988-7589 (Equipe Mamastê - Espaço Santosha)
  R. Manoel Augusto Ferreirinha, 1278 - Boa Vista, São Caetano do Sul
Tags: Amamentação, Bebê, lua de leite, Maternidade

voltar para Amamentação

left tsN center fsN bsd c15n show fwB b10s|left fwR tsN b10s bsd|left show fwR normalcase tsN bsd b10s|bnull||image-wrap|news login uppercase fwB|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase c05 fwR|tsN fwR normalcase|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||