Dicas de alimentação para mães que estão amamentando

Publicado por em 25/05/2018 às 15h00

Se alimentar bem, faz bem para o seu bebê e pode até mesmo aliviar as cólicas!

Na gravidez as mamães sabem que devem ter atenção redobrada com alimentação e nutrientes que ingerem e depois do nascimento do pequeno essa preocupação deve continuar. Principalmente se a mamãe estiver dando de mamar ao bebê. A boa alimentação nessa fase garante saúde para os dois! E vale lembrar que a preocupação com dietas radicais para emagrecer nessa fase não deve existir. A mulher já emagrece de maneira gradual, automaticamente, quando seu bebê mama, já que dar de mamar consome energia e manda embora algumas calorias. Confira algumas dicas para se alimentar bem neste período:

Dicas de alimentação para mães que estão amamentando

Líquidos, sempre por perto: vai ser natural que nesta fase de amamentação, você sinta mais sede. É que os hormônios responsáveis pela amamentação tendem a provocar mais vontade de tomar água, sem contar no líquido que o corpo perde. Então, o ideal é sempre ter um copo de água por perto e se manter hidratada.

Evite bebidas alcoólicas e cigarro: tanto a nicotina, quanto o álcool podem passar na corrente sanguínea e chegar até o seu bebê no momento da amamentação, é o que dizem muitos médicos. Então, a melhor forma é evitar o cigarro (assim como deve ser evitado na gravidez), e as bebidas alcoólicas no momento da lactação. O café em excesso também não faz bem, procure tomar apenas um copinho por dia, se o seu médico e nutricionista liberarem.

Prato sempre saudável: assim como você provavelmente cuidou da sua alimentação durante a gravidez, também deve ter um cuidado especial com os nutrientes do seu prato durante a amamentação. A indicação de muitos nutricionistas é que os alimentos integrais, grãos, frutas, verduras, vegetais estejam sempre por perto. Além do azeite e do peixe.

É bom evitar: batata-frita, refrigerante e muito chocolate? Essa não é uma fase boa para investir nesse tipo de alimento. Durante a amamentação, de acordo com profissionais, a mãe deve evitar a ingestão de frituras no geral, alimentos industrializados e ricos em açúcar e adoçantes, refrigerantes e embutidos. Os chás ricos em cafeína, como, por exemplo, o chá preto, não são indicados, pois podem causar estímulos ao bebê. Deu uma vontade muito grande de chocolate? Uma quantidade bem pequena do tipo meio amargo, pode ser liberada, mas consulte sua nutricionista antes.

Alivie as cólicas: as cólicas incomodam o bebê e são uma das coisas que mais o fazem ficar irritado, portanto, se tiver como diminuí-las, melhor ainda, não é mesmo? Se você estiver amamentando, a sua alimentação pode ser uma boa aliada para isso. Procure evitar o consumo de alimentos que podem causar gases como o feijão ou a couve-flor.

Dicas para ter sucesso na amamentação:
Outras dicas, além da alimentação, podem também fazer esse momento de amamentar ainda melhor. Olha só:

Busque a melhor posição: consulte o seu médico, existem dezenas de posições para amamentar e cada uma delas se adequa a um tipo de mamãe e bebê. Há posições específicas para amamentar gêmeos ao mesmo tempo, por exemplo. O ideal é achar o que fique mais confortável para você e para a pega do seu bebê.

Desligue-se e aproveite esse momento: a hora da amamentação também pode ser excelente para fazer você criar laços de afeto com o seu bebê. Não fique mexendo no celular ou se distraindo com outras coisas, busque um lugar confortável, sem muito barulho e viva esse momento de muito carinho e troca com o seu bebê.

Com essas dicas com certeza a amamentação não vai ser só um momento de muita nutrição para o seu filho (afinal, o leite materno é o alimento mais completo que existe), como também vai trazer muita alegria para você e a família toda!

Tags: Alimentação Saudável, Amamentação

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