Dicas para o seu filho comer de forma saudável

Publicado por em 06/08/2013 às 15h30

Dicas para seu filho comer de forma saudávelObesidade Infantil

Como é feito o diagnóstico de obesidade infantil?

Em crianças até dois anos de idade, a obesidade é diagnosticada pelos gráficos de crescimento com percentual maior que 95.

A partir dos dois anos de idade é utilizado o índice de massa corpórea calculada pelo peso dividido pela altura ao quadrado (IMC= peso/altura2), veja tabela:

Baixo peso

IMC menor que 19 (% abaixo de 5)

Peso ideal

IMC entre 20 e 25 (% entre 5 e 85)

Sobrepeso

IMC entre 25 e 30 (% entre 85 e 95)

Obesidade

IMC maior que 30 (% acima de 95)

 

Confira 10 dicas para o seu filho querer comer de forma saudável:

Não restrinja a comida. Restringir a comida aumenta o risco de sua criança desenvolver distúrbios alimentares no futuro como anorexia e bulimia. A restrição pode ter um efeito negativo no crescimento e desenvolvimento infantil. 

Crie um ambiente saudável em casa. Este é um dos principais passos para tornar a criança saudável. Tenha sempre disponível em casa opções de alimentos saudáveis e não esqueça que as escolhas dos pais são exemplos para os filhos. 

Mantenha alimentos saudáveis à disposição das crianças. As crianças vão escolher o que estiver nos lugares baixos e de fácil acesso, sendo assim deixe frutas sempre visíveis ao invés de bolachas e doces. Lembre-se que as crianças só comerão o que tivermos disponível em casa. 

Não rotule comidas “boas” ou “ruins”.
Ensine para as crianças que a proteína é importante para o bom crescimento, assim como o cálcio do leite e derivados são importantes para os ossos.

Elogie sempre as escolhas saudáveis.
Dê um grande sorriso e mostre que a escolha feita pela criança foi a mais saudável e inteligente. 

Nunca use comida como recompensa.
Recompense as crianças com brincadeiras, atividade física ou um passeio num parque. 

Não brigue quando as crianças optarem por escolhas menos saudáveis.
Se a criança escolher uma opção menos saudável, ignore, não dê atenção, não critique. Se a criança optar sempre pelas opções mais gordurosas como frituras e doces, redirecione a sua escolha. Mostre em casa outras opções do mesmo alimento como batata assada ao invés de frita. Se a criança pedir por um doce, ofereça frutas com uma pequena calda de chocolate e não uma barra inteira de chocolate.

Sentem-se à mesa para jantar em família, todos juntos.
Se isso não é um hábito em casa, deveria ser. Pesquisas mostram que crianças que jantam a mesa com os seus pais tem hábitos mais saudáveis e menos propensão à obesidade. Esforce-se para jantar com as crianças à mesa ao menos 1 vez por semana, e gradativamente aumente para 3 a 4 vezes até que o hábito seja criado. 

Prepare pratos na cozinha junto com as crianças.
Faça receitas saudáveis e coloridas próprias para as crianças. Isso irá incentivá-las a comerem de forma mais saudável e de maneira mais divertida. 

Dê alguns direitos de escolha para as crianças.
Coloque no prato 3 a 4 tipos de legumes ou saladas e peça para eles darem uma nota para cada item. Os que eles menos gostarem podem ser oferecidos menos vezes na semana.

Tags: Alimentação Infantil, Alimentação Saudável

Comentários

Vanessa - Bebê123 em 11/04/2017 11:16:34
Oi Willian, que bom que gostou das dicas, duas coisas que funcionam bem com as crianças é inseri-las no processo e preparação dos lanches, por exemplo: faça um bolo de banana com a ajuda da criança, deixe ela mexer, colocar os ingredientes .... sempre com a sua ajuda, vai fazer uma bagunça, não tem problema, o importante é que ele sinta prazer em preparar e conhecer os alimentos. Você pode também leva-lo para fazer a feira com você, peça ajuda para escolher as frutas e verduras, mostre como as cores são bonitas e que certamente são deliciosas, incentice ele a provar!

Willian em 10/04/2017 15:15:37
Muito bom o texto.
Há um tempo atrás, me deparei com um problema desse tipo com o meu filho menor. Comer comidas saudáveis com frequência durante o dia está cada vez mais difícil. Durante as refeições mais importantes (café, almoço e jantar), que fazemos questão de fazer junto dele à mesa, ele até que come bem legumes e arroz e feijão, mas no decorrer do dia não conseguimos fazer ele pedir esses alimentos. Sempre quer bolachas, iogurtes (trocamos para o natural com açúcar, mas ele não gosta, quer aqueles Danoninho sempre...), chocolate e tudo mais. Compramos até um curto de alimentação e esperamos algum resultado: https://www.marianazanotto.com.br/site/curso/meu-bebe-come-de-tudo-181.html
Saberiam me informar algumas outras dicas de alimentação? Deixar alimentos à mostra é uma das que não temos feito. Vou sugerir, com certeza.
Obrigado!

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