Como prolongar o período de amamentação

Publicado por em 28/10/2014 às 00h09

Como prolongar o período de amamentaçãoApós o nascimento, a amamentação é uma das fases mais importantes para o bebê e para a mamãe. Por meio desse gesto de carinho é possível fortalecer a imunidade da criança, intensificar o contato com a mãe, melhorar o funcionamento do intestino, diminuir o risco de alergias, evitar cólicas, combater a anemia, ajudar no desenvolvimento cognitivo, desenvolver a arcada dentária e ajudar no crescimento de prematuros. Para as mamães, ajuda a perder peso mais rapidamente, diminui o risco de desenvolver câncer e, o melhor, proporciona momentos inesquecíveis.

Com tantas coisas boas que a amamentação proporciona, por que não prolongar esse período?  Segundo especialistas amamentar uma criança de mais de 1 ano é uma coisa normal, saudável e aconselhável. Em diversas partes do mundo é muito comum, porém no ocidente essa prática enfrenta oposições, mas nos últimos anos esse cenário vem mudando e as mamães estão descobrindo como manter a amamentação prolongada. Quer seguir em frente também? Confira algumas dicas!

De acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno deve ser oferecido até, pelo menos, dois anos de vida. Algumas mães, no entanto, optam por manter a amamentação como parte da dieta da criança que excedem  essa faixa etária. Vale lembrar que o desmame deve ser consciente e natural. Ambos (mamãe e bebê) saberão o momento exato de parar.

A amamentação deve ser exclusiva até os seis meses, a partir desse período, com o auxílio de um especialista, começa-se a introduzir alimentos na dieta do bebê. Mamães, observem se o seu filho mama mais do que come. Nessa etapa, o leite materno já não provê todas as necessidades que o organismo precisa, principalmente o ferro. Por isso, é necessário conciliar a amamentação com uma alimentação apropriada para essa fase da vida.

A alimentação da mamãe também é um fator importantíssimo para conseguir prolongar o tempo da amamentação. Continue a cultivar os hábitos saudáveis de alimentação que manteve na gravidez. Uma dieta rica em grãos e cereais, frutas e verduras, e alimentos que sejam ricas fontes de proteínas, cálcio e ferro, são ótimas opções.

Dicas para prolongar a amamentação

Confira algumas dicas para continuar amamentando mesmo quando não consegue ficar o dia inteiro com o bebê, ou seja, após o retorno da licença maternidade.

1-      Inclua na sua rotina uma massagem circular na mama, por cerca de dois minutos;

2-      Com o auxílio de algodão ou gaze umedecido com água fervida, despreze os primeiros jatos de leite;

3-      Faça a remoção do leite;

4-      Após finalizar, coloque o leite em um vidro esterilizado e acrescente identificações com data e horário para se organizar melhor;

5-      Armazene o leite na geladeira para utilização em até 12 horas após a ordenha. Fique atenta! Segundo recomendações, a validade do leite materno em refrigeração, é  no máximo, 24 horas;

6-      Se você precisar prolongar o período da validade, armazene o leite materno no freezer ou congelador, logo em seguida da retirada.

7-      Para não se deparar com imprevistos após retornar ao trabalho, comece o armazenamento do leite 15 dias antes de acabar a licença;

8-      No trabalho faça a retirada a cada três ou quatro horas;

9-      Para preservar o valor nutricional do leite, o aquecimento não deve ultrapassar a temperatura corporal;

10-   Para descongelar, coloque o frasco do leite em água quente, mas não deixe aquecer. Depois guarde na geladeira;

11-   Para finalizar, evite retirar o leite em locais que haja circulação de animais, ambientes sujos e sem privacidade.

 

Autora deste artigo: Fabiana Gonçalves
Jornalista por formação, leitora assídua por hobby, antenada por opção e mãe por amor.

Tags: Alimentação Infantil, Amamentação

Enviar comentário

voltar para Alimentação

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||