Baby Led Weaning - uma nova forma de introduzir alimentos

Publicado por em 20/07/2015 às 21h51

BLW - Baby Led Weaning - uma nova forma de introduzir alimentos sólidos na comida para bebes

BLW - Baby Led Weaning - uma nova forma de introduzir alimentos sólidos na comida para bebes

O Baby Led Weaning - BLW - é um método desenvolvido pela britânica Gil Raplye que é formada em saúde pública e que promete revolucionar e mudar tudo que conhecemos até hoje sobre a comida para bebês.

Mas, antes de inserir esse novo método na alimentação de seu bebê é preciso entender como ele funciona e saber quais são os princípios básicos de aplicação dele.

Por isso, separamos algumas dicas que poderão te ajudar a entender e ter um melhor aproveitamento do método. Vamos conhecê-las e mudar completamente a rotina já conhecida sobre comida para bebês?

Dicas sobre o Baby Led Weaning – uma revolução na comida para bebês.

Normalmente os bebês aos 6 meses de idade já estão prontos para ingerir alimentos. Pois, nessa idade eles já conseguem sentar sozinhos e segurar objetos com as mãos.

É nessa idade que os bebês não tem mais reflexo de protrusão com sua língua, o que vai evitar engasgos, seu intestino já vai estar preparado para o recebimento desses novos alimentos.

E até então, quando se falava em comida para bebês, as tradicionais papinhas, sopinhas, frutas raspadas e etc. Mas, com o baby led weaning essas concepções são mudadas. Esse método parte do principio de uma introdução da alimentação guiada pelo bebê onde a comida é oferecida picada em formas e tamanhos onde o bebê é capaz de segurar a comida com as mãos e leva - la à boca.

5 dicas sobre BLW - Baby Led Weaning

A amamentação é a base para a auto alimentação

O seio materno é sempre o mais indicado no primeiro semestre de vida de seu bebê. Pois, ele vai preparar seu pequeno para a auto alimentação após os 6 meses completos.

Crianças que mamam no peito desenvolvem seu próprio ritmo de alimentação, e seu próprio mecanismo de fome e de saciedade começa a ser estimulado.

Eles se tornam capazes também de controlar a quantidade de ingestão de líquidos, uma vez que eles que decidem a quantidade de ingestão do leite materno a cada mamada.

Bebês que estão saudáveis e passaram por essa fase alimentar que é a amamentação serão capacitados para iniciar sua própria alimentação aos alimentos sólidos, claro que com a ajuda dos pais

Motivando seu bebê

Nesse novo método sobre comida para bebês, vai dar ao seu bebê a oportunidade e a motivação para uma nova experiência de alimentação, baseada no desejo de seu bebê, dando-lhe a opção de escolher o que gosta e o que não gosta, além disso, permite ao seu filho a definição do tempo de cada refeição, e enfatiza a exploração da alimentação e não só a alimentação em si.

Riscos de engasgar

Quando falamos em comida para bebês, uma das principais preocupações é se o bebê vai engasgar com a comida.

Como no método baby led weaning os alimentos são mais sólidos essa preocupação aumenta. Porém, há menos riscos de seu bebê engasgar quando eles mesmos estão no controle da alimentação, já que eles aprenderão a quantidade certa de alimentos a ingerir.

Segurança

Ao adotar esse novo método na alimentação do seu bebê, deve-se adotar as mesmas medidas de segurança que se tomaria com o método tradicional de papinhas para bebês, alimentos que possam levar a um risco maior como por exemplo o amendoim, devem ser mantidos longe dos seus pequenos.

Alimentação saudável com o método BLW

Por se alimentarem sozinhos, os bebês aceitarão uma grande variação de alimentos e isso vai acontecer pelo fato deles aproveitarem muito mais do que apenas os sabores dos alimentos, mas também as texturas, tamanhos, formatos e cores, e isso vai chamar atenção de seu pequeno.

Que tal experimentar esse revolucionário método e mudar sua concepção de comida para bebês? Agora que você já sabe melhor tudo sobre o Baby Led Weaning poderá introduzir alimentos sólidos na alimentação do seu pequeno de maneira mais tranquila.

Tags: Alimentação Infantil, BLW, Introdução Alimentar

Enviar comentário

voltar para Alimentação

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||