Amamentação, como evitar o empedramento do leite materno

Publicado por em 15/12/2014 às 15h03

Amamentação, como evitar o empedramento do leite materno

Cuidados e dicas para evitar o empedramento do leite materno

O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que a criança recebe até os seis meses. A amamentação exclusiva traz muitos benefícios ao bebê, com ele as chances são  menores para desenvolver doenças ou, caso esteja doente, o leite ajuda a se recuperar mais rapidamente, pois possui todos os nutrientes que precisa para crescer e se desenvolver.

No entanto, uma das maiores dificuldades encontradas por algumas mamães é quando o leite empedra. Quando isso ocorre as mamas ficam duras e causa dores dificultando a amamentação.

Saiba que esse é um problema temporário e que ocorre com muitas mães, mas que deve ser solucionado para que não ocorram complicações, prejudique a amamentação e estimule o desmame precoce. Veja algumas dicas para evitar e cuidar da forma correta:

- Para conseguir amenizar o problema, amamente em livre demanda, isto é, a hora que o bebê sentir a necessidade. Não siga a indicação de três em três horas, pois o empedramento acontece porque a mãe produz mais leite do que o bebê ingere.

-  Coloque bolsas de gelo entre as mamas para diminuir o inchaço.

- Utilize um sutiã adequado para amamentação e absorventes para os seios, pois ajudam a acomodar melhor a mama.

- Especialistas também indicam a massagem seguida da ordenha manual. O processo inclui retirar o leite das mamas sem uso da bombinha.

- Para evitar problemas mais sérios, como a mastite que é a complicação do ingurgitamento, um ponto relevante é fugir dos palpites e das receitinhas caseiras. O mais grave é o uso de água quente associado à bomba manual. Esse procedimento aumenta a produção de leite e pode provocar piora na evolução do ingurgitamento mamário.

- Ao final de cada mamada realize um autoexame das mamas em busca dos nódulos de leite e, caso necessário, massageie e ordenha para extrair o leite que sobrou.

Veja como tirar o leite materno

Como tirar o leite materno- Lave bem as mãos antes de começar.

- Posicione o polegar 4 centímetros acima do mamilo, e os outros dedos abaixo, a fim de formar um "C" em volta da aréola.

- Aproxime o polegar do indicador, pressionando a mama e ao mesmo tempo forçando a mão toda na direção do seu próprio corpo.

- Diminua a pressão e repita o processo, em movimentos rítmicos.

- Depois de alguns minutos, rode um pouco a mão para tirar o leite de todos os ductos da mama. Quando o leite estiver saindo, incline-se um pouco para a frente e use um recipiente de boca larga, já esterilizado, para coletá-lo. Potes de vidro (de café ou maionese) com tampa plástica são boas opções.

Autora deste artigo: Fabiana Gonçalves
Jornalista por formação, leitora assídua por hobby, antenada por opção e mãe por amor.

Tags: Alimentação Infantil

Comentários

Vanessa - Bebê12 em 19/05/2017 22:14:16
Natali, minha sugestão é que você procure um Banco de Leite. Em caso de qualquer dificuldade no aleitamento, as mulheres podem contar com uma rede de atendimento dos bancos de leite humano, distribuídos por todo o país, que auxiliam com orientações de profissionais da área médica. Uma opção até que você consiga ajuda para amamentar é extrair seu leite e oferecer em um copinho (seu leite) para o bebê, aqui no site mesmo tem algumas orientações para isto procure "Como Dar o Leite no Copinho para o bebê", e se você precisar usar a mamadeira antes de recorrer ao leite de fórmula ofereça o seu. Acalme e siga o seu coração.
Natali Galvão em 16/05/2017 23:11:26
Estou com muita dificuldade na amamentação. Meu bebê Tem 13 dias e não consegue oegar meu peito pq não tenho bico. Na maternidade me orientaram a usar o bico de silicone e mesmo assim ele não pega. Levei na pediatra essa semana e ela me orientou a dar o leite artificial na mamadeira pq ele está com baixo peso. Hoje comecei a sentir a mama bem cheia e dolorida. Não sei mais oq fazer. ..
Vanessa - Bebê123 em 02/05/2017 21:32:28
Oi Bruna, minha dica é que sempre após a mamada retire todo excesso de leite das duas mamas isso irá te ajudar muito.
Bruna oliveira em 25/04/2017 23:28:46
Boa noite,meu bebê tem um mês e meu seio direito tá querendo empedrar ,qual as orientações que posso seguir. Muito obrigada.
Vanessa - Bebê 123 em 06/04/2017 16:19:51
Oi Poliana, após seu bebê mamar, retire todo o excesso de leite das duas mamas para evitar que empedre, se antes da mamada você perceber que o peito está empedrado faça uma massagem e uma ordenha antes de amamenta-lo senão ele não conseguirá sugar, durante o banho evite a água quente na região do peito, ela estimula ainda mais a sua descida. São cuidados simples que vão te dar um alivio danado. Amamente em livre demanda, o estomago do recém nascido é pequenininho e neste início ele vai mamar com intervalos mais curtos e uma quantidade menor, conforme ele for crescendo vai isto irá mudando aos pouquinhos, assim como o bebê vai se adaptando a produção do leite também.
Poliana em 06/04/2017 15:09:51
Meu bebê tem cinco dias e meu peito está querendo pedra,estou fazendo massagem é retirando aos poucos..
Vanessa - Bebê123 em 11/01/2017 11:52:13
Oi Patricia, continue fazendo a ordenha, tente fazer mais vezes ao longo do dia para evitar de empedrar, de vazar e continuar estimulando a descida do leite, não deixe o nosso medo materno de não conseguir amamentar interferir, seu bebê continuará mamando sim!
Patricia Reichel em 10/01/2017 11:23:58
Bom dia!
Meu bebe já tem 1 ano e 5 meses, nessas ferias eu tive que voltar a trabalhar e meu marido está com o meu bebe na praia. Ele ainda mama no peito. Vou ficar 5 dias (4 noites) longe deles, sem amamentar. Hojé é o 2º dia, ontem meus peitos ficaram bem cheios e tive a impressão que estavam começando a empedrar, quando cheguei em casa fiz massagem e ordenhei, mesmo assim a noite vazou um pouco, hj pela manhã fiz o mesmo procedimento.
Minha pergunta, o que devo fazer para meu leite não empedrar? Caso empedre, quando chegar sexta feira e eu for encontrar com meu bebe posso voltar a amamenta-lo?

Desde já, muito obrigada pelo espaço.

Patricia

Enviar comentário

voltar para Alimentação

left tsN center fsN fwR bsd b01 c15n show|left fwR tsN b01s bdt|left show fwR normalcase tsN bdt b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 c05 sbse fwB bdt|fsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 bsd|news login uppercase fwB c05 b01 bdt|tsN fwR normalcase c15nesw b02 bdt|fwR uppercase b01 bsd|content-inner||